Geoprocessamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB AULA 1
Unidade 2 – Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais
 
Corrida Espacial e lançamento de satélites
Nesta web-aula teremos a oportunidade de nos aprofundar em um tema que brevemente foi discutido na página 103 de nosso livro da disciplina, que é a questão dos satélites artificiais. Portanto, serão trabalhados com maior ênfase os tipos de órbitas e os principais satélitesdisponíveis e suas diferentes aplicações. A pertinência do assunto é resultado da quantidade de satélites disponíveis, portanto temos que levar em consideração que suas diferentes características resultam em diferentes aplicações, dessa forma, um de nossos objetivos é discutir que muitas vezes não é possível dizer que este satélite é melhor que outro, mas sim que este é mais apropriado paradeterminado estudo do que outro.
Para melhor compreensão desta web aula é importante que você tenha disponível a Unidade 3, Fundamentos de Sensoriamento Remoto, de nosso livro da disciplina. Leia ou releia os fundamentos principais da unidade, como a classificação de sistemas sensores e assinatura espectral.
Em primeiro lugar um satélite pode ser definido como qualquer objeto, natural ou não, que dávoltas em torno de um planeta em trajetos circulares ou elípticos, ligados por forças gravitacionais, assim como a Lua ou a constelação de satélites do NAVSTAR/GPS que estudamos na web aula 02.
O avanço tecnológico dos satélites, assim com no caso do GPS, está diretamente ligado a questão militar. Para compreender o desenvolvimento dos satélites temos que nos remeter ao fim da Segunda GuerraMundial. Ao término do conflito direto entre as nações um novo tipo de conflito iniciou-se, contudo marcado por um caráter político-ideológico entre as duas maiores potências da época, os EUA e a URSS, que ficou conhecido como Guerra Fria. Esse novo cenário de disputa foi marcado por um jogo de pressões e contrapressões e os conflitos armados ficaram restritas a áreas de influência de cada potência e nãoem seus territórios, haja vista que o conflito direto entre eles poderia resultar em uma catástrofe nuclear. A disputa entre os EUA capitalista e URSS socialista ocorreu em todos os campos da atividade humana: economia, política, cultura, propaganda, ciência, técnica, esportes e na astronáutica.
O período da Guerra Fria se por um lado alertava a humanidade para um possível confronto direto entreas duas potências, por outro resultou em um dos mais bem afortunados avanços tecnológicos da história: a corrida espacial. E os comunistas tiveram os primeiros resultados satisfatórios.
Em 04 de outubro de 1957 os soviéticos lançaram ao espaço o satélite Sputinik 1, um satélite muito simples em comparação com os que hoje são fabricados. No mesmo ano eles enviaram ao espaço a cadela Laika, oprimeiro ser vivo terrestre a estar no espaço. Em 1959, novamente os soviéticos, lançaram a nave não-tripuladas com as sondas Lunik 1, 2 e 3 transmitindo as primeiras fotos espaciais do planeta e da chamada “face oculta da Lua”. Contudo um dos maiores feito foi enviar Iuri Gagárin, o primeiro homem a circundar a Terra em um voo orbital, em 12 de abril de 1961.

Os êxitos da URSS suscitaram a disputado espaço com os EUA. A pressão popular e política dos estadunidenses foram imediatas perante o feito soviético e um amplo investimento foi realizado para que o desenvolvimento nessa área do conhecimento fosse superior ao soviético. De fato, em 1962 os EUA enviaram John Glenn ao espaço e na mesma década de 1960 iniciaram o projeto Apolo que culminou com a chegada do homem à Lua em 16 de julho de1969.
A disputa espacial entre as duas potências da Guerra Fria foi marcada por objetivos belicistas e pela necessidade de demonstração ao oponente de sua superioridade técnica e tecnológica. Se por um lado o mundo capitalista e socialista mostrava um ao outro seu desenvolvimento técnico aeroespacial, por outro intimidavam o oponente, pois se eram capazes de lançar foguetes ao espaço eram...
tracking img