Resenha rosa de luxemburgo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROSA LUXEMBURBUG.

O filme busca abordar a idéia fundamental em que se sustenta toda sua concepção de política, deixando um legado político inspirador. A marca principal de suas idéias é a noção de que a vida pública ativa é fundamental para o sucesso de qualquer projeto revolucionário, e aparece de diversas formas, sendo que Qualquer transformação social depende fundamentalmente daparticipação ativa e criativa das camadas populares.

O poder político instituído pode e deve ser transformado de acordo com a ívontade da massa, transformando-o numa forma de poder mais adaptada aos desejos e necessidades da massa. E a emancipação social é um processo que proporciona a emancipação humana, assim, o socialismo não é apenas um novo sistema no plano político, econômico e social, é novotambém no plano moral, ou seja e preciso não só construir um novo poder, mas também um novo conjunto de valores capazes de orientar esta sociedade.

As massas trabalhadoras devem ser sempre o centro revolucionário , pois a classe operária é o mesmo que conjunto das massas oprimidas, deste modo, não pode haver revolução sem a intervenção dessas camadas populares.

Segundo Luxemburgo, a lutarevolucionária era algo que se aprende na prática, sem que haja necessariamente um plano preestabelecido, não há uma teoria acerca da ação que se aplique na prática. A revolução não é algo preconcebido, ela é uma construção coletiva, fundada na participação maciça das camadas populares.

A consciência de classe está profundamente ligada ás experiências da prática, é um produto da ação humana,e com o aprendizado vindo da experiência na luta, traz um caráter formador indispensável, o que resulta num valioso crescimento a saltos em inteligência e em civilização do proletariado, com uma garantia inquebrável e irresistível ao progresso posterior da luta tanto econômica como política.
A idéia é de que as organizações dos trabalhadores devem ser a expressão dos desejos e necessidadesda massa, e não de um grupo de revolucionários especialistas capazes de decidir as melhores táticas e estratégias para o movimento, mas ao mesmo tempo encontra um lugar no seu pensamento para aqueles que se dedicam exclusivamente á causa revolucionária.Os partidos e as organizações revolucionárias tem uma função muito especifica e restrita , e dão mais plano ao debate público que no planejamentoe estratégias de ação.

A direção exercida sobre a massa é uma direção eminentemente técnica, porem se alguém é portador de uma verdade, este alguém é a própria massa. , e que esta força se exprima pela posição do partido na luta, sendo necessária a tática da social democracia.

Isto demonstra emancipação no movimento, e não após a conquista do poder, e qualquer emancipação é impensávelsem que antes fosse possível uma formação cultural ampla. Assim não se pode perder de vista a perspectiva revolucionária , pois ao contrário, toda política em prol das conquistas não se tornam um meio para se efetivar um projeto maior, as reformas só fazem sentido enquanto parte de um projeto mais amplo e esta é a dimensão maior da luta.

É claro que um modelo democrático institucional emfuncionamento e melhor que uma ditadura, e que as lutas parlamentares trazem uma serie de benefícios aos trabalhadores, o problema é que este modelo é limitado. , enfim a luta parlamentar e, portanto restrita e falível, e reduz e reduz a luta dos trabalhadores segundo interesses alheios.

Não se pode democratizar a sociedade somente pelo parlamento, o termo democracia possui um conteúdo maissocial, alem dos limites criados a participação popular na democracia liberal, é um processo vivo., que só aprende na prática. Quando a grande massa oprimida tem a oportunidade de tomar as decisões sobre o seu próprio destino.

Entendo que quanto maior for a participação da massa na tomada das decisões políticas, mais democrática é esta sociedade, quanto mais intensa é a vida pública, maior a...
tracking img