Ex votos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Difusão, produção e consumo das imagens visuais: o caso dos ex-votos mineiros do século XVIII1
Jean Luiz Neves Abreu2
UNIVALE

RESUMO
Estudos sobre os meios visuais mostram que a análise da arte não deve se prender aos seus aspectos formais. A história cultural tem procurado enfocar as condições sociais e culturais de produção e recepção das imagens. Essas questões são endereçadas nopresente artigo aos ex-votos mineiros. Produzidos com a finalidade de agradecer um milagre alcançado, e relacionados ao universo da religiosidade popular, esses objetos permitem abordar aspectos da produção e do consumo de arte na sociedade do século XVIII. Palavras-chave: Ex-voto – Produção,Consumo; Século XVIII.

ABSTRACT
Studies about visual means show that the analysis of art should not be basedonly on formal aspects. Cultural history has ought to focus on the social and cultural conditions of production and reception of images. These questions are addressed to the ex-votos from Minas Gerais in the present article. These exvotos are produced to give thanks to a miracle that had been granted, and they are related to the universe of religiosity of popular culture. These objects allow theapproach to the aspects of production and consumption of art in the society of the eighteenth-century. Keywords: Ex-voto – Production, Consumption; 18th Century.

INTRODUÇÃO
A produção de objetos visuais ao longo da história foi influenciada por vários fatores. A imagem foi utilizada, em diversos períodos, como forma de propaganda, de transmitir informações, de exprimir devoção e visões demundo.3 Entre as imagens relacionadas às formas de devoção podemos citar o caso dos ex-votos, objetos visuais produzidos com a finalidade de agradecer uma graça alcançada. Estamos diante de uma forma de manifestação imagéRevista Brasileira de História. São Paulo, v. 25, nº 49, p. 197-214 - 2005

Jean Luiz Neves Abreu

tica em que os fins para os quais se destina importava mais do que seus aspectosestéticos. Nesse sentido, importa resgatar aqui o que Peter Burke denominou de “contexto social” da imagem, ou seja, as circunstâncias nas quais ela foi encomendada, bem como o contexto material e o local onde se desejava exibi-la. Em outras palavras, dar conta das formas de produção, circulação e consumo dos meios visuais.4 Este artigo endereça tais questões aos ex-votos mineiros do século XVIII.Ao observarmos os “quadrinhos” que representam os milagres no universo cultural das Minas, diversas questões se colocam. Afinal, como se difundiram as formas de representação dessas imagens, quem as pintava e a que público se destinavam?

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E DIFUSÃO DOS EX-VOTOS
Ao percorrer santuários, museus e igrejas católicas no Brasil e, de forma específica, no estado de MinasGerais, o viajante ou o fiel ainda depara com oferendas endereçadas aos santos de devoção. Tais oferendas hoje compreendem uma centena de objetos — fios de cabelo, retratos, reproduções de partes do corpo humano em gesso, bilhetes, fitas, lenços, por exemplo — que exprimem a persistência da crença no milagre.5 Ao se interrogar sobre as formas como eram representadas as ofertas votivas no passadocolonial o historiador se encontra diante de um desafio. Apesar de esse documento colocar o pesquisador em contato “mais direto” com elementos e artefatos de uma cultura cada vez mais inacessível, trata-se, como considerou Michel Vovelle, de “uma pesquisa difícil, pois aborda o mundo do silêncio, das fontes indiretas, dos documentos subtraídos ou oblíquos”.6 Entre as fontes que fornecem informaçõespreciosas sobre as formas que assumiam os ex-votos está o Vocabulario Portuguez e Latino do padre Raphael Bluteau, publicado entre 1720 e 1728. No verbete “Voto” esse autor esclarece que a prática votiva remonta à Antiguidade, pois os romanos costumavam “pendurar nos altares de suas fabulosas deidades, uns fragmentos de tábuas dos navios que tinham escapado do naufrágio, em que se via pintada a...
tracking img