Eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipologia dos eventos

Antes de tratarmos da classificação dos eventos é importante abordamos alguns conceitos de eventos. Existem muitas definições complexas, mas ainda nenhuma em comum acordo entre os autores; depois de várias análises sobre o conceito de eventos, a que nos parece mais sucinta e propícia para o profissional organizador de eventos é a seguinte:
"Evento - atividade dos maisdiferentes tipos reunindo pessoas" (ANDRADE, 1999, p. 117).
A classificação dos eventos é muito importante principalmente na hora de decidirmos qual evento será executado para a idéia na qual tivemos. Existem várias formas de se classificar eventos, apresentamos a seguir algumas tipologias apresentadas pelos autores.
Todo o evento nada mais é do que uma forma de reunião: "a reunião caracteriza-secomo o embrião de todos os tipos de eventos.
Trata-se do encontro de duas ou mais pessoas, a fim de discutir, debater e solucionar questões sobre determinado tema relacionado com suas áreas de atividade".(MEIRELLES, 1999,pág.30).
Ainda sobre a reunião podemos dizer também que se assemelha com eventos, pois precisa ser planejada, ter convite, infra-estrutura e relatório para poder acontecer eatingir os objetivos.
Baseada no autor Cândido Teobaldo de Souza Andrade, em Como administrar reuniões, MEIRELLES (1999, pág. 25) apresenta a tipologia dos eventos tendo como embrião a reunião:
• Reunião dialogal: baseada na informação, no questionamento e na discussão - palestra, conferência, seminário, simpósio, convenção, entrevista, entre outros.
Documento1
• Reunião coloquial: baseada noentretenimento, no lazer, na aproximação entre as pessoas e na confraternização - coquetel, café da manhã, almoço, jantar, brunch, happy hour, entre outros

•Competitivas: concurso, torneios, entre outros

• Expositivas e Demonstrativas: feira, salão, mostra, exposição, desfile, lançamento de produtos, inauguração, entre outros.
No tópico acima, apresentamos uma forma de fácil compreensão paraclassificar os eventos quanto sua tipologia, já que muitos autores somente descrevem os eventos, mas não os classificam como dialogais, ou competitivos e assim por diante, dizendo apenas o que são, sua definição, e não em que contextos estão inseridos. É importante lembrar que devido à abrangência dos eventos, não devemos observar apenas esta classificação, mas também sua categoria e áreas deinteresse.

Quanto à classificação por categoria, NETO (1999, p. 25), retrata uma gama de eventos, podendo assim ser resumido: Eventos especiais, de participação, permanentes, esporádicos, únicos, de oportunidade, de massa, de nicho, promocionais de marca, promocionais de produtos e serviços, locais, regionalizados e globais.

Na realidade o mais importante destas classificações é ter ainformação correta para se planejar um evento de acordo com o objetivo, por exemplo, se o objetivo é atrair pessoas para discutir um assunto de uma determinada área, chamar este encontro de conferência, ao invés de fórum, ou então não identificar a área de interesse, ou não saber distinguir um evento competitivo de um expositivo.

Quanto à definição dos eventos encontramos uma forma didática de se definiralguns eventos, que parecem simples no nome, mas se não tomarmos cuidado podemos confundi-los e acabar atraindo um público não esperado, ou literalmente não executar o evento planejado, já que nossos objetivos não serão atingidos como exemplo, segue cinco deles:
Palestra: uma pessoa, conhecida como palestrante, se propõe ou concorda em levar aos ouvintes o seu conhecimento, a sua experiência ouo seu entendimento sobre determinado assunto. Não existe uma regra fixa quanto ao tempo de duração e a participação do público. Normalmente, realiza-se no intervalo de 30 e 60 minutos, com ou sem perguntas durante a exposição. O comum é que perguntas ocorram após o término da palestra.

Quando tratamos de eventos baseados nas reuniões coloquiais sociais, como brunch, happy hour, almoço e...
tracking img