Politica economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2005 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- OBJETIVOS BÁSICOS DE POLÍTICA ECONÔMICA
3.1 - Crescimento econômico.
3.2 - Repartiçao da renda e da riqueza.
3.2.1 - Distribuição pessoal da renda e da riqueza.
3.2.2 - Desníveis regionais.
3.3 - Estabilidade econômica.
3.3.1 - Estabilidade das taxas de crescimento econômico.
3.3.2 - Estabilidade de preços.
3.3.3 - Estabilidades das transações externas.
Os bancos nasceram comofinanciadores de grandes projetos e só mais tarde foram criados instituições bancárias voltadas à "classe média". Com a expansão da produção industrial na América do Norte, a partir de 1870, surgiram as multinacionais e as grandes organizações empresariais nacionais e internacionais. O sistema financeiro foi obrigado a modernizar-se e acompanhar tal evolução a nível mundial. Surgiram, as bolsas devalores e todo o mercado acionário, além de grandes processos de fusões e incorporações mercantis. Nesse contexto, diferenciaram-se os bancos varejistas dos bancos atacadistas.
Em algumas nações, o fomento industrial veio através do investimento direto em ações, em outras através da intermediação de grades bancos de investimento, e em outros casos, como o Brasil, o desenvolvimento teve que serimpulsionado por bancos estatais. Com o crescimento do trabalho assalariado e a criação do sistema previdênciário acabou-se por gerar grandes "estoques" de poupança forçada. Os recursos tendem a ser administrados de forma centralizada devido ao ganho de escala das instituições, principalmente quanto ao custo de avaliação de riscos.
Na economia inglesa surgiu a "primeira" revolução industrial graças,principalmente, ao avançado estágio da economia de mercado naquele país. Com o crescimento do mercado financeiro o Banco da Inglaterra foi destacando-se cada vez mais, até que pôde ser considerado como a "autoridade monetária". Com o passar do tempo, as atividades similares a de uma autoridade monetária e as atividades de um banco comercial mostraram-se conflitantes, dentro do Banco da Inglaterra,que acabou assumindo a função de autoridade monetária exclusivamente.Com as guerras contra Napoleão as notas desse banco tornaram-se inconversíveis. A partir de então, ele ficou responsável pelas reservas internacionais a fim de proteger a moeda.Daí em diante, diversas nações vêm copiando o modelo inglês de autoridade monetária.
A moeda atualmente não corresponde a uma reserva em ouro ou prata emvalor correspondente, ou seja, é moeda fiduciária. Seu valor é dado pelo seu poder de compra. A desvalorização dessa moeda indica aumento no custo de vida. Essa desvalorização é medida por índices de preços. As causas da inflação são diversas e quem gerencia situações como esta é a própria autoridade monetária, administrando a oferta de moeda, melhor dizendo, empregando a política monetária. Naverdade, a autoridade monetária possui outras atribuições como a fiscalização do sistema financeiro, administração das contas públicas, etc. O sistema financeiro nada mais é do que um mercado como os demais e, por esse motivo, deve ser independente do governo.
Além de fiduciária, a moeda é um ativo financeiro, ou seja, corresponde a um empréstimo. Ela se apresenta sob a forma de moeda legal, moedaescritural, títulos negociáveis, etc. Todo pagamento de dívidas acaba sendo feito através de outras dívidas. Através de um exemplo, temos que se o agente "D" deve um valor ao agente "C", o pagamento ao credor "C" através de cheques é uma redução da dívida do banco frente ao devedor "D" e uma elevação da dívida de outro ou o mesmo banco frente ao credor "C". O que se reduz, nessa situação, é ocapital a juros na economia.
Ao observarmos a história da economia mundial, notamos que as formas de pagamento evoluíram desde a moeda-mercadoria, a moeda-papel e, por fim, o papel moeda e moeda de crédito. Através dessa evolução, a forma de implementação de política monetária foi sendo alterada. Lembramos que existe uma diferença entre moeda legal, que tem sua circulação forçada e obrigatoriedade...
tracking img