Politica economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 04 - aNÁLISE DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS NO BRASIL
Autor(a): Gustavo Casseb Pessoti
Olá,
Como vai você? Espero que bem e principalmente estudando os assuntos passados! Esta é uma aula muito importante sobre políticas econômicas, com destaque para as políticas fiscal, monetária e cambial. A análise desses instrumentos é a chave para entender como as decisões econômicas de um governo sãodiretamente afetadas pela conjuntura interna e externa, e como elas interferem em nosso dia a dia, no nosso bolso e nos nossos planos.
A política econômica é o conjunto de todos os instrumentos de que dispõe um governo para sua intervenção na economia. Essa intervenção pode ser dar com o propósito de aumentar o desenvolvimento econômico ou simplesmente gerar crescimento da atividade econômica eestabilidade nos preços. Esses assuntos serão complementados em nossa aula seguinte. Por hora, entendamos que o Estado assume a função importante na economia, buscando alocar os recursos escassos na direção de projetos que diminuam as desigualdades econômicas, promovam o aumento do emprego e da renda circulante na economia, gerando bem estar social. E isso é feito através das políticas econômicas.
Atéantes de 1980 as políticas econômicas do Brasil tinham como objetivo maior a criação de um ciclo econômico sustentável e necessário para o desenvolvimento econômico. Se pesquisarmos alguns planos e programas implementados como o Plano de Metas de Juscelino, o Plano SALTE e os Programas Nacionais de Desenvolvimento da era militar, perceberemos que o foco da participação do governo na economia eraacabar com os gargalos que impediam o desenvolvimento do país. As políticas econômicas daquelas épocas visavam investimentos pesados por parte do setor público em setores considerados estratégicos como a infra-estrutura, energia, transportes e na indústria de base (metalurgia e siderurgia).
Não por acaso, o final dos anos 1960 e início dos 70 é batizado como a época do milagre brasileiro, períodoem que a economia nacional crescia a taxas superiores a 5% anual, expandindo a oferta de trabalho e gerando maior volume de renda, traduzido por grande expansão no PIB per capita do Brasil. Essa era a época em que as políticas econômicas tinham um propósito desenvolvimentista.
A partir da segunda metade da década de 1980, a economia brasileira entra num colapso jamais percebido ao longo de todaa sua história contemporânea. A crise da dívida externa, em função do aumento dos gastos públicos do governo em épocas anteriores, fez com que o país enfrentasse uma grande dificuldade de financiamento do seu desenvolvimento. Em paralelo, observa-se uma grande explosão nos níveis da inflação interna. O desemprego em alta, a inflação e o baixo dinamismo da economia brasileira nesse período,batizaram os anos 1980 como a década perdida. Nessa época, o PIB per capita despencou e as relações do Brasil com o resto do mundo reduziram-se a quase nada. Naquela época, todo o comércio internacional do Brasil representava apenas 1% da corrente de comércio do mundo, uma taxa muito insignificante para um país com tanto potencial econômico como o Brasil.
Como resposta desse período conflituoso,diminuíram-se os investimentos externos no país e o governo brasileiro passou por uma necessidade: priorizar as políticas econômicas para o controle da inflação. Nessa época, a intervenção das políticas econômicas tinha um novo foco: as políticas saíram do propósito de propiciar as condições para o desenvolvimento e passaram a enfatizar o controle macroeconômico. Essas políticas são as que hoje em dia sãoaplicadas pelo governo brasileiro. Vamos agora entender um pouco mais de cada um desses instrumentos, pois eles nos ajudam a entender a dinâmica da atuação do governo na economia.
Para tentar atingir os principais objetivos econômicos traçados, quais sejam, um crescimento econômico, com equidade e controle do nível de preços, o governo do país utiliza três políticas econômicas principais: a...
tracking img