De olho no lucro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
 
INTRODUÇÃO 04
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 05
“ DEOLHO NO LUCRO” 06
CONCLUSÃO 08
REFERÊNCIAS 09
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
INTRODUÇÃO
 
 
            Como vamos ver em nosso trabalho, as finanças estão presentes em todas as áreas de uma empresa e auxiliam o seu bom funcionamento. É extremamente importante a administração Financeirae, o controle eficaz da Empresa, pois a correta administração do Capital – Recursos esses, essenciais da organização e as decisões hábeis conduzirão ao sucesso, lucros e evitarão posteriores fracassos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
 
A Administração Financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada  para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito àconcessão de crédito para clientes, planejamento, análise de investimentos e, de meios viáveis para obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para  a condução financeira da empresa.
            A Área Financeira de uma Empresa é como se fosse o “sangue” oua “gasolina” da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando o “Oxigênio” ou a vida para outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos Negócios, que proporcionam nãosomente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.
            É por falta de informação financeiras precisas  para o controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas pequenas brasileiras entram em falência até o quinto ano de existência. São indiscutivelmente necessárias as informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabilizam o dados da Gestão Financeira, que devem seranalisados detalhadamente para tomada de decisão.
            Pelo benefício que a Contabilidade proporciona à Financeira e pelo íntimo relacionamento de interdependência que ambas têm é que confundem – se, muitas vezes, estas duas áreas, já que as mesmas se relacionam proximamente e geralmente se sobrepõem.
            É preciso esclarecer que a principal função do contador é desenvolver eprover dados para mensurar a desempenho da empresa, avaliando sua posição financeira, perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos (este é o chamado regime competência), mas o que diferencia as atividades financeiras das contábeis é que a Administração Financeira enfatiza o fluxo de caixa, quenada é do que a entrada e saída de dinheiro, que demonstrará realmente a situação e capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativam (bens ou direito de curto prazo ou longo prazo) a fim de atingir as metas da Empresa.
Os contadores admitem a extrema importância do fluxo de caixa, assim como administrador financeiro se utiliza do regime de competência, mas cada um temsuas especialidades e maneiras de descrever a situação da Empresa, sem menosprezar a importância de cada atividade já que uma depende outra no que diz respeito à circulação de dados e informações necessárias para o exercício de cada uma.
 
“DE OLHO NO LUCRO”
 
As funções básicas empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção de lucro. As atividades do portefinanceiro têm como base de estudo e análise de dados retirados do “Balanço Patrimonial” mas principalmente do fluxo de caixa da empresa já que daí que daí, é que se percebe a quantia real de ser disponível circulante para financiamento e novas atividades. As funções típicas do Administrador financeiro são: Análise, planejamento e Controle Financeiro.
            Baseia-se em coordenar as...
tracking img