Eva - economic value added

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EVA (ECONOMIC VALUE ADDED)
 
O EVA é um indicador do valor econômico agregado que possibilita a executivos, acionistas e investidores uma nítida visão acerca da rentabilidade do capital empregado na empresa. Ou seja, mostra se este foi bem ou mal investido em termos de geração de riquezas para o empreendimento, possibilita analisar o resultado, os recursos aplicados e a estrutura de capital.
OEVA foi criado com a finalidade de avaliar se, a cada ano, a empresa está ganhando dinheiro suficiente para pagar o custo do capital que administra.
De forma direta é o lucro líquido operacional depois dos impostos (NOPAT – Net Operating Profit After Taxes) deduzido do custo de capital de terceiros e do custo de capital próprio.
O EVA negativo não significa necessariamente que a companhia estaa beira da falência, mas é um alerta para os sócios de tais empresas repensarem suas estratégias de atuação: o capital investido na empresa não esta sendo remunerado a uma taxa mínima que compense o risco envolvido no negocio. Diante dessa situação, cabe a companhia reavaliar sua atuação: realocar ativos, idealizar novos produtos, buscar novos mercados, investir em projetos mais rentáveis ou atemesmo desinvestir, alocando o capital em outro tipo de negocio.
Em geral o Conselho de acionistas estabelece uma taxa de remuneração para o capital investido que traduz as expectativas dos acionistas e serve de meta para a empresa em suas projeções orçamentárias. Essa taxa varia de empresa para empresa, mas no mínimo os acionistas esperam algo que recupere a inflação e acrescente algum ganho aocapital. Que é o chamado custo de oportunidade.
No Brasil um das taxas de referencia aplicadas é o TJLP – taxa de juros de longo prazo.

Por que EVA?
* Somente o EVA captura todos componentes do negócio – resultado, capital e custo de capital
* O EVA faz com que os executivos dirijam o negócio como se fossem os donos
* O EVA faz a ligação entre a criação e o crescimento de valor comas expectativas dos investidores
O EVA é...
* Medida
* Mais diretamente ligada à criação de valor para o acionista
* Sistema de Gestão
* Disciplina e Foco integrados e baseados na geração de valor
* Motivação
* Riqueza do funcionário relacionada com a riqueza do investidor
* Mentalidade
* Decisões baseadas na criação de valor

Vantagens da utilizaçãodo EVA: 
1 - Auxilia na formulação de planos, projetos e orçamentos de longo prazo;
2 - Alinha os interesses dos agentes com os dos diretores, submetendo os gerentes e funcionários aos desejos dos acionistas;
3 - Cria uma teia de interesses; porque representa a forma mais socialista de capitalismo;
4 – Quando utilizado para determinar a remuneração dos funcionários, os motiva a agregar valor;5 – Indica realmente o ”quantum” foi agregado de riqueza.
 
Existem quatro abordagens distintas do EVA
a)    EVA – formulação contábil do lucro líquido: a determinação do EVA acontece com a dedução do valor pago para remunerar os recursos captados dos acionistas, também conhecido como capital próprio. Por esta abordagem considera-se que os juros pagos na captação de recursos alheios (capital deterceiros) já foram abatidos das receitas como despesas financeiras, originando o lucro líquido;
b)    EVA – formulação contábil do lucro operacional: nesta concepção o cálculo do EVA realizado com a subtração dos valores que remuneraram os recursos captados junto a terceiros, bem como o capital próprio, do lucro operacional (ou NOTPAT);
c)    EVA – formulação financeira do RROI: o cálculo doEVA considera, por este enfoque, a aplicação do percentual do RROI  (residual return on investment) sobre o total dos recursos captados (investimento total). O RROI, segundo tais autores, é o “spread entre a taxa de retorno de uma empresa (ROI) menos o seu respectivo custo de capital.”;
d)    EVA – formulação financeira do WACC: é o enfoque mais tradicional de obtenção do EVA deduzindo-se do...
tracking img