Etologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
                                           AMPHIPRION OCELLARIS
 
 
Amphiprion Ocellaris é o nome científico de uma espécie de peixes, vulgarmente conhecidos como peixe-palhaço, estes peixesósseos pertencem à Pomacentridae.
Existem cerca de vinte e sete subespécies destes peixes, como por exemplo: o peixe-palhaço tomate, o sebae e o preto, entre outros.
É impossível falar do peixe-palhaçosem falar das anémonas, pois estes vivem em perfeita simbiose. Uma das características fundamentais desta espécie de peixe é a sua imunidade ao veneno existente nos espigões dos tentáculos dasanémonas, pois o seu corpo é revestido por um muco protector.
Mas, apesar de existirem mais de mil espécies de anémonas, que são seres invertebrados, pois não possuem esqueleto interno, só dez apenas fazemsimbiose com o peixe-palhaço, este é um fenómeno para o qual os cientistas não têm resposta.
Baseado num comportamento social intra-específico de cooperação e reciprocidade, vivem em harmonia,porque os tentáculos urticantes das anémonas são inofensivos ao peixe-palhaço conferindo-lhe a protecção fundamental no recife de coral, isto é, funciona como uma barreira contra os predadores, ondeencontram um lugar seguro para depositar os seus ovos que garantem a continuidade da espécie. Em contrapartida, perante um predador, o peixe-palhaço faz tudo para iniciar uma perseguição de forma aatrair a pressa em direcção aos tentáculos da anémona, onde esta os paralisa com o seu veneno, para se alimentar.
São conhecidos pelo nome comum de peixe-palhaço falso, pela sua forma desalinhada denadar e pelas suas cores vibrantes e exóticas, são todos laranja, com três bandas brancas descritas a preto na cabeça e no corpo. Têm um tamanho médio de 10 centímetros, pesam cerca de 150 gramas e pornorma, as fêmeas são maiores do que os machos, compostos por uma barbatana arredondada, onze espinhas dorsais e 17 raios peitorais, o que também por curiosidade, ajuda, aos entendidos na matéria,...
tracking img