Etologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é

A Etologia é uma ciência, ramo da Zoologia, que estuda o comportamento das espécies animais.

Os principais temas estudados pela Etologia são:

- Evolução do comportamento dos animais;

- Relacionamento entre os animais de uma mesma espécie que vivem em grupos (famílias) ou isolados;

- Comportamento dos animais com as mudanças que ocorrem na natureza (aquecimento global,secas, alagamento de regiões, etc)

- Relação entre diversas espécies animais na natureza;

- O relacionamento e comportamento dos animais com os seres humanos em diversas situações;

- Utilização de resultados de experiências com animais para o avanço de pesquisas sobre o comportamento humano.

Etologistas famosos da história:

- Nikolaas Tinbergen

- Konrad Lorenz

- KarlRitter von Frisch (especialista no estudo do comportamento dos insetos)

- Clinton Richard Dawkins

A Etologia, enquanto abordagem do estudo do comportamento que se caracteriza por um enfoque biológico e, portanto, como área do trabalho científico, utiliza modelos e conceitos teóricos para a interpretação dos fenômenos que caracterizam seu objeto enquanto disciplina científica.

SegundoOdum, 1988 (o.c.) o comportamento é um importante componente da compensação dos fatores (limitantes e reguladores) ambientais e do desenvolvimento ecotípico. Os organismos regulam os respectivos ambientes internos e microambientes externos por meios quer da conduta que fisiológicos. Essa adaptação caracteriza o nicho ecológico de cada espécie, que corresponde não só ao lugar onde vive (habitat) mastambém aquilo que faz (como transforma a energia, se comporta, responde ao seu ambiente físico e biótico e o modifica) e da forma como é constrangido por outras espécies.

Ainda segundo esse autor, por analogia, pode-se dizer que o habitat é a 'morada' do organismo e que o nicho é a sua 'profissão', biológicamente falando. O nicho portanto não equivale apenas ao espaço físico ocupado peloorganismo, mas também seu papel funcional na comunidade (como por exemplo sua posição trófica) e sua posição nos gradientes ambientais de temperatura, humidade, pH do solo e outras condições de existência. Estes três aspectos podem ser convenientemente designados como nicho espacial ou de habitat, nicho trófico e nicho multidimensional ou de hipervolume.

Um dos problemas encontrados para odesenvolvimento dessa disciplina enquanto uma subdivisão da ecologia ou biologia como propõem Odum (o.c) são as aplicações à especificidades do comportamento humano.

Questões de método[editar | editar código-fonte]
Os etólogos caracterizam-se por uma posição metodológica que gira em torno das quatro questões de Tinbergen. Este, em 1963, propôs que em primeiro lugar deve-se observar e descrever ocomportamento, caracterizando o repertório comportamental ou etograma; posteriormente, uma análise completa do comportamento deve ser feita com bases nas análises causal, ontogenética, filogenética e funcional.

A análise causal é feita através do estabelecimento de uma relação entre um determinado comportamento com uma condição antecedente, sendo estudados os estímulos externos responsáveis pelocomportamento e os mecanismos motivacionais internos;
A análise ontogenética envolve uma relação do comportamento com o tempo, estando o interesse voltado para o processo de diferenciação e de integração dos padrões comportamentais no curso do desenvolvimento de um indivíduo jovem;
A análise filogenética, por sua vez, estuda a história do comportamento no curso da evolução da espécie;
Por último, aanálise funcional estabelece uma relação entre um determinado comportamento e mudanças que ocorrem no ambiente circundante ou dentro do próprio indivíduo.
Pensa-se em que vantagens seletivas um dado comportamento confere a um animal, como pode afetar as chances de sobrevivência e reprodução de um animal, fornecendo assim material para a seleção natural. A peculiaridade da metodologia etológica é...
tracking img