Etiqueta e postura profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETIQUETA E POSTURA PROFISSIONAL

Profª. Cibele Donato

NORMAS DE ETIQUETA
“É impossível haver progresso sem haver mudança, e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma.”
George Berbard Shaw.

* Etiqueta Profissional
Hoje é preciso investir na própria imagem, sendo necessário desenvolve-la positivamente, uma vez que existem questões delicadas a serem desenvolvidas. Poislembre-se de que dois candidatos com o mesmo nível curricular, vende o que tiver a melhor imagem e o melhor comportamento. Então desenvolver a etiqueta profissional ou marketing pessoal são ferramentas poderosas que podem levar um profissional ao sucesso. No mundo altamente competitivo dos negócios, o profissional de visão global, que conhece e respeita as regras da etiqueta, é criativo, empreendedore possui ferramentas poderosas que o levarão ao sucesso, qualquer que seja a sua profissão. Sendo assim, é importante estar atento a toda a informação, pois há sempre algo par aprender que vai ampliar o próprio conhecimento e facilitar o desempenho do bom profissional. Segue alguns tópicos: 1- Atualizar o conhecimento através de jornais, revistas, noticiários da televisão, livros, entre outrosmeios de comunicação. 2- Desenvolver habilidades como ler e escrever bem. 3- Observar e manter um comportamento ético. A ética deve estar acima dos interesses pessoais para preservar a harmonia profissional e social. 4- Ser alegre, simpático, extrovertido e estar de bem com a vida são fundamentais para o marketing pessoal e a boa postura. 5- Estar sempre pronto para o trabalho e para aceitardesafios. 6- Apresentar soluções, e não problemas. 7- Chame as pessoas pelo nome, é gentil e acolhedor. 8- Bater à porta antes de entrar em uma sala e conservar a porta como foi encontrada;

Atendimento ao telefone:
1- Sorria ao atender ao telefone, passando assim positivismo; 2- Sempre utilize expressões gentis, como: ”por favor,”, “desculpe”, “muito obrigado”, pois elas transmitem educação egentileza, abrindo os canais da comunicação. 3- Não atenda ao telefone mascando chicletes ou alimentando-se. 4- Tenha sempre à mão o material necessário para as anotações e recados;
Etiqueta e Postura Profissional Profª Cibele Donato (2011)

1

56789-

Diga que está anotando e repita o recado anotado; Peça desculpa ao se afastar do telefone; Evite usar gírias; Aguarde a pessoa que ligou desligarprimeiro; Em celular, quando não puder atender, use o recurso do vibrador, que acusa a chamada silenciosamente. 10- Nunca atenda ao celular em uma reunião ou palestra.

Etiqueta Social:
Etiqueta é um conjunto harmonioso de boas maneiras, bons costumes, atitudes, gestos, palavras, voz, fisionomia e traje. A educação está enferrujada por falta de uso.

1- Cumprimento:
- Ao cumprimentar, sorriae olhe a pessoa nos olhos. - Mantenha o comportamento homogêneo, tratando todos com igualdade; - O aperto de mãos deve partir da pessoa mais qualificada, mais idosa ou de maior cerimônia. Muito significativo, o aperto de mãos revela muito da personalidade, portanto, ao apertar a mão de alguém, deve-se fazê-lo com firmeza sem rudeza. - Não se deve recusar uma mão estendida; - Evite o tapinha nascostas, pois denota muita intimidade. - O homem sempre se levanta quando é apresentado; - A mulher permanece sentada, exceto quando é apresentada a senhoras, idosos ou altas personalidades. - Mulheres devem evitar aquela mão morta, sem vida, acreditando que isso possa transmitir delicadeza ou fragilidade. - O beijo, hábito muito brasileiro, pode variar de região para região, com um, dois ou até trêsbeijos. - Ao apresentar as pessoas, baseie-se sempre na regra de apresentar o menos importante para o mais importante. Ordens de precedência: * mulheres são mais importantes do que homens; * pessoas de mais idade são mais importantes do que pessoas mais jovens; * hierarquias dentro de instituições também determinam o grau de importância.

Dica:
Não adianta apresentar duas pessoas apenas...
tracking img