Reacçoes nuclares

1453 palavras 6 páginas
Reacções nucleares
Todos os elementos existentes no Universo formaram-se através de reacções nucleares.
Nas reacções químicas, o núcleo dos átomos não são alterados. Os elementos químicos do sistema reaccional mantêm-se, existindo apenas uma alteração das unidades estruturais do sistema reaccional.
Nas reacções nucleares, os núcleos dos átomos são alterados, havendo transformação de uns elementos noutros diferentes.
Escrita de reacções nucleares * Observância da lei da conservação do número de nucleões: a soma dos números de massa deve ser igual nos dois membros da equação. * A conservação da carga total: a soma dos números atómicos deve ser igual nos dois membros da equação

Existem dois tipos de reacções nucleares:
Reacções de fusão nuclear: * Consistem na junção de dois núcleos pequenos com obtenção de um núcleo maior, de menor massa que o conjunto dos núcleos iniciais.

* Estas reacções necessitam de uma grande quantidade de energia para que os núcleos se possam unir, vencendo as repulsões eléctricas, através de temperaturas elevadas, designadas reacções termonucleares.
A fusão nuclear parece ser uma fonte de energia promissora. No entanto, as elevadas temperaturas necessárias para se iniciarem levantam enormes problemas, nomeadamente, o facto de essas temperaturas provocarem a fusão de qualquer contentor sólido.
Radioisótopos são átomos quimicamente iguais aos isótopos estáveis, pelo que nas reacções químicas reagem tal como estes últimos. São usados na industria, agricultura, ciências, etc. Emitem certas radiações, , que por exemplo podem ser usadas para esterilizar os alimentos.

Reacções de fissão nuclear: * Caracterizadas por um núcleo grande, instável, que se divide em 2 núcleos mais pequenos e mais estáveis

* É acompanhada por uma apreciável diminuição de massa e consequente libertação de uma grande quantidade de energia.
A energia utilizada pelas reacções nucleares é milhões de vezes superior à que é utilizada

Relacionados

  • Energia não renovaveis
    1224 palavras | 5 páginas