Etiqueta corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETIQUETA CORPORATIVA: CONHECIMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA UM SECRETÁRIO EXECUTIVO DE EXCELÊNCIA






Silva, Ana


Silva, Geovany


Souza, Natália





Resumo


Este artigo tem como finalidade relatar a importância da Etiqueta Corporativa para os profissionais atuais, seu processo histórico, a definição da etiqueta e como ela faz a diferença no ambienteorganizacional, mostrando, também, a sua importância para a construção de uma boa imagem profissional, voltada, principalmente, para a área do profissional de secretariado. A pesquisa foi aplicada no Sindicato das Secretárias do Estado de Pernambuco (SINSEPE), que representa os profissionais da área de secretariado no estado. Profissional este, que desempenha um papel de intermediação da organização na qualfaz parte, que lida direta e indiretamente com pessoas o tempo todo. Em uma era de informações e de competitividade em que cada vez mais as organizações estão exigentes na escolha de seus profissionais, destacam-se os indivíduos além de suas qualidades profissionais os que conhecem e respeitam as regras de Etiqueta, o grau de cortesia, ora esquecido por muitos e o visual correto. O profissionalque tem conhecimento de Etiqueta Corporativa esbanja autoconfiança, desenvoltura e naturalidade em qualquer situação da vida social e profissional, evitando que se percam negócios e oportunidades pela falta de conduta, dentro e fora da organização.






Palavras-chave: Etiqueta Corporativa. Profissional de Secretariado. Boas Maneiras








1 INTRODUÇÃO




SegundoLombardi (2012), a etiqueta corporativa é, de uma maneira geral, o conjunto de regras de comportamento que são utilizadas no ambiente de trabalho, e que não se refere apenas à forma como o indivíduo se veste, mas também à forma de se comunicar com as pessoas e as boas maneiras, ajudando na criação de uma boa imagem profissional.
É imprescindível, no mundo organizacional, que o indivíduoconheça as regras de etiqueta corporativa para causar boa impressão. É necessário evitar atitudes artificiais que acabam traindo a própria pessoa e deponha contra o profissional. Assim, o uso do bom senso é indispensável. Segundo Vieira (2007), a etiqueta refere-se à atenção cuidadosa em tudo que se diz respeito a si mesmo e aos outros, à sensibilidade aguçada e à responsabilidade de cada palavra,gesto e postura.
Antigamente, a realidade era outra bem diferente: o indivíduo era contratado para trabalhar em uma grande organização, numa carreira para “toda a vida”, não se tinha necessidade de se preocupar muito com o comportamento social. Nos últimos anos, com o avanço das tecnologias e as necessidades de acompanhar os acontecimentos em ritmo mais acelerado, os indivíduos tendem a pensarque a gentileza e as boas maneiras no convívio social caíram em desuso; deste modo, todos pagam pela falta de etiqueta, principalmente as organizações, e por isso a cada dia elas se tornam mais exigentes com as escolhas dos profissionais. O mercado é altamente competitivo e exige sempre mais do profissional; ter e manter a etiqueta empresarial, não só traz a manutenção do emprego atual, masrepresenta o diferencial que poderá levar o profissional a se destacar em relação aos demais.
Segundo Ribeiro (2008), o resultado de tudo que se faz depende do tipo de relacionamento com os indivíduos que o cercam, de como se é apresentado e a forma na qual eles os interpretam. Tanto no ambiente social como no corporativo, as pessoas são avaliadas no aspecto técnico e no comportamental; aconstrução de uma boa imagem parte não apenas de hábitos adequados, mas de pequenas sutilezas.
A área de Secretariado é uma das que mais relata a Etiqueta Corporativa como uma competência básica, segundo Cortezi e Carvalho (2010), o profissional de secretariado que faz as intermediações dos executivos, clientes, equipes e a organização na qual faz parte, representando o cartão de visita da...
tracking img