Etapas do tpm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Total Productive Maintenance (Manutenção da Produtividade Total)

A implantação deste pilar se dá por meio de sete etapas, precedidos de uma etapa preparatória, denominada etapa zero, na qualserão divulgadas as estratégias de implementação do TPM.

•1º Etapa: limpeza inicial

Nesta etapa, o foco é aproveitar o ato de limpeza das máquinas para a inspeção e identificação departes soltas, desgastes, desalinhamentos, fontes de contaminação, danos gerais, riscos de incidentes e local de difícil acesso. Para a IM&C Internacional, (2006, p. 4), “limpeza é ter um contato manualnos quatro cantos do equipamento, visualizar e detectar as falhas ínfimas (pequenas falhas), a vibração, as anormalidades na temperatura, no ruído, e etc.”.O uso dos cinco sentidos humanos como meiosrápidos de inspeção, conforme mostra Quadro, é bastante difundido a partir desta etapa.

Durante as inspeções, as inconveniências ou anomalias que não puderem ser eliminadas de imediato, sãoidentificadas para eliminação posterior com etiquetas azuis ou vermelhas. “Na prática, as anomalias nos equipamentos podem ser entendidas como todas as ocorrências que não resultam na parada dosequipamentos – seja de forma voluntária ou forçada”.

A Figura 3 ilustra os dois tipos de etiquetas utilizadas
[pic]
Figura 3: Exemplos dos tipos de etiquetas utilizadas na metodologia TPM

Observa-seque, apesar do mesmo conteúdo, cada uma das etiquetas tem um propósito distinto.


•2ª Etapa: medidas de combate a fontes de sujeiras e locais de difícil acesso

Consiste em efetuarmelhorias, quanto à fonte de origem de sujeiras e locais de difícil acesso, para executar a limpeza, a inspeção, a lubrificação e o reaperto, com intuito de reduzir o tempo gasto nestes procedimentos eestimular a motivação dos operadores. O objetivo é eliminar as sujeiras na sua origem, a fim de manter a limpeza do equipamento conseguida na 1ª etapa. Para a IM&C Internacional (2006, p. 6), “quanto mais...
tracking img