ATPS TPM Etapas 03 04 corrigida

Páginas: 14 (3340 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2015
 Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande




Curso Relações Internacionais



Disciplina de Teoria Política Moderna





Any Alexandre RA. 4836923616
Chiara Valicenti RA. 4243830544
Lara Costa RA. 4256804800
Leandro Sarmento RA. 3776758323
Surreila Pisano RA. 3708633780







Campo Grande / MS
2013
Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande



Curso RelaçõesInternacionais – 4º Semestre



Disciplina da Teoria Política Moderna

Professor Nelson Cesário




Atividades Práticas Supervisionadas

Etapas 03 e 04

Nicolau Maquiavél, Thomas Hobbes, John Locke








Campo Grande / MS
2013
RESUMO DOS ARTIGOS

De acordo com o contexto sócio histórico de Thomas Hobbes, as doutrinas políticas vigentes na época, não eram capazes de por fim aos desentendimentos constantesentre os homens, logo não era possível à convivência pacífica dos mesmos em sociedade. Os conflitos, particularmente a guerra civil que assombrava a Inglaterra, ocorriam segundo Hobbes, porque o poder político não era legítimo para todos, mas apenas para uma parcela da população.
Sendo assim, a falta de legitimidade política era a causa principal dos conflitos. Logo, para por fim a estas rusgas,seria necessário instituir um soberano legítimo, o qual tivesse plenos poderes, sendo capaz então de conter a barbárie massiva causada pelos homens.
A maior preocupação de Hobbes está em fundamentar o Estado Civil como necessidade vital da sociedade, na construção de condições que favorecessem o desenvolvimento e a sobrevivência do povo, consequentemente, evitando a guerra de todos contra todos.Não obstante, vale salientar um pensamento paralelo à construção do Estado, pois desde que a fundação do Estado Civil é baseada sob preceitos de uma lei natural universal e que o próprio soberano e as leis civis são posteriores e ela, pode-se inferir a existência de um esboço dos direitos humanos de cunho moral, na filosofia hobbesiana.
A partir da visão de Carlos S. Nino, na qual os direitoshumanos nada mais são do que direitos morais cria-se uma possibilidade de enxergar em Hobbes, leis naturais importantes para problemas contemporâneos. Sendo assim pode-se aplicar a filosofia hobbesiana no conceito moderno de direitos humanos.
De acordo com as interpretações secularistas, Hobbes é um dos fundadores do pensamento político moderno e um dois principais responsáveis pela queda do direitodivino dos monarcas. Também segundo os secularistas, as leis naturais não são propriamente leis, mas sim, qualidades que predispõem os homens para a paz e obediência. Em outros termos, são leis que apenas vem a serem verdadeiras leis, quando ratificadas pelo soberano, o qual tem o monopólio de interpretação.
O homem hobbesiano é essencialmente egoísta e, por esta razão, busca a paz e a conservação.Sendo assim, com relação ao por que da obediência da população ao Estado, ou melhor, ao soberano, Hobbes se baseia em três princípios: o primeiro é o do auto interesse, caracterizado pelo egoísmo e individualismo; o segundo é o medo da morte violenta, o qual força o indivíduo a estabelecer uma sociedade para que cesse a guerra perene; e por fim, o direito, caracterizado pela relação entre aobediência ao soberano e a proteção que este último tem para com o povo.
Conclui-se então, que a filosofia Hobbesiana é essencialmente utilitarista, visto que o homem se torna capaz de constituir um Estado, regido por uma conduta moral, visando alcançar a satisfação de suas ambições individuais. Quanto à função do soberano, é garantir que todos respeitem o contrato social, consequentemente garantindo avontade de todos pela paz e pela segurança individual. Para que isto seja possível, ao soberano lhe deve ser atribuído um poder absoluto, sem alguma subordinação.
Os direitos humanos são direitos essenciais a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Economia Etapas 03 E 04
  • ATPS Etapa 03 e 04 COMUNICAR
  • atps processos gerenciais etapa 03 e 04
  • ATPS DE PROCESSO PENAL Etapa 03 E 04
  • ATPS Etapa 03 E 04 Economia Conteudo
  • ATPS _ etapa 03 e 04 _ Processos Gerenciais
  • Etapa 03 E 04 Tributario
  • ATPS 03

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!