Estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios

Matéria: Ciências Sociais
Professor: Aroldo
Nome: Maicon Jonathas Rodrigues Calaça
RA: B553AG-6
Turma: EB1A30

1. - Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.

R. “É o pensamento simbólico uma das principais características da humanidade, os modelos de conhecimento que o homem desenvolveunão foram sempre os mesmo. Dependendo de fatores sociais, da tradição, da influência de outros grupos, da maior ou menor resistência da cultura, os povos desenvolvem diferentes formas de explicação a respeito da vida e da natureza”.




2. - Faça um informe comparando os vários aspectos do processo de desenvolvimento dos seres humanos com os dos animais.

R. Nascer, crescer, reproduzir emorrer. Nasce, aprende a caminhar, se alimentar, a se proteger. Cresce, busca seu território, sobrevivência. Reproduz, junto com uma “fêmea”, se “acasalam”, procria. Morre, chega na fase final da vida.




3. - Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?

R. Conhecimento, pois através dele adquirimos novosmeios de se comunicar, por exemplo, com outras culturas, tem que se saber o meio em que elas se encontram tentar se interagir com a linguagem, e com os costumes, com isso teremos socialização.




4. - O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o texto atribui à ciência.

R. “... destinado a descobertadas leis que regem a relação dos homens entre si e com a realidade que o rodeia. Aprimoram-se as técnicas e utensílios de medição, desenvolveram-se as universidades e as demais instituições cientifica, e tanto a imprensa e outros meios de comunicação espalharam o conhecimento a um numero crescente de pessoas. Foi em meio a esse movimento de ideias que surgiu, no século XIX uma ciência nova, asociologia, a ciência da sociedade”.




5. - Como o texto analisa diferentes momentos da história da humanidade no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento humano? Faça uma síntese localizando as principais etapas numa linha do tempo.

R. Ele mostra que o conhecimento passou por varias etapas, desde a simbolização ate a sua escrita e sua pronuncia.

Vem desde a simbologia,que vem dos homens da caverna, com suas pinturas. Passa para o ocidente aonde prevaleceu o mítico e o religioso, obras divinas a designo de seu criador. Indo para os egípcios, aonde eles criaram varias formas geométricas resolvendo problemas territoriais, aonde e usada nas arquiteturas, eles tinham como crença os Deuses, a vida após a morte. Mas foi com os gregos que foram quebrados os paradigmasda tradição e do misticismo, com essa liberdade eles conseguiram desenvolver uma reflexão independente, em consequência disso criaram a filosofia, a expansão comercial, a criação das cidades e da moeda, a crença nos Deuses depois de um certo tempo com o conhecimento já um pouco adquirido veio a força conservadora, com sua autonomia veio o pensamento racional.




6. - Dissemos nestecapítulo que as características de cada espécie animal são transmitidas a seus descendentes por meio da bagagem genética. Procure exemplos em notícias publicadas em jornais e revistas que comprovem ou não essa hipótese.

R. A genética e o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados degeração (dos pais para os filhos). Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo a utilização de terapias Genicas como medidas corretivas. A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suas leis...
tracking img