Estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE FUNCIONAL DA FELICIDADE

Para que uma pessoa sinta-se feliz, é necessária uma gama de repertórios comportamentais e conseqüências ambientais, que geram a sensação que habitualmentechamamos de felicidade. Entre elas está uma alta densidade de reforços, principalmente de reforços sociais que aumentam o responder do indivíduo. O surgimento de novas fontes reforçadoras é muitoimportante para isso ocorrer, como por exemplo, atenção seletiva a memórias e eventos positivos, se relacionar com novas pessoas, apaixonar-se, etc.
Quanto ao ambiente social e sua relação com afelicidade, é importante que esse seja bastante responsivo. Para isso, o indivíduo deve ter um repertório social adequado que lhe permita interagir de maneira apropriada socialmente e, assim, receberreforço. A baixa taxa de ansiedade permite uma maior interação com outros indivíduos, uma vez que assim, esses não apresentarão comportamentos de fuga e esquiva do outro. Outro fator importante é o deque o meio social não seja aversivo e repressivo, pois isso acaba inibindo a felicidade.
O essencial para manter-se feliz na maior parte do tempo, é possuir diversas fontes de reforço e manteratividades reforçadoras. Esses funcionam como estímulos incondicionais ou condicionais que eliciam uma série de respondentes ligados a felicidade. Tanto os dois promovem uma alta motivação e aumentama habilidade do indivíduo de derivar prazer da vida.
Funções Estabelecedoras de reforço positivo geram uma classe de resposta denominada Comportamento Verbal. O Comportamento Verbal tambéminfluencia na felicidade. Basta que o indivíduo diga que está feliz que uma série de respondentes ligados a felicidade aparecem, pois as declarações autodirigidas, evocadas por estimulação positiva,visam proporcionar ao feliz uma sensação de bem estar não suscetível a fenômenos ambientais aversivos. “Afinal, esses estímulos verbais adquirem sua função psicológica por causa da sua participação...
tracking img