Estudos disciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Individual de Estudos Disciplinares I
1 ) Chiavenato, em 2002, estudou o processo entre pessoas e empresas. Para que se estabeleça um processo de interação entre pessoas e organização, devemos considerar:
Resposta
| a. |    Tratar os funcionários com autoridade, fazendo com que cumpram as regras da organização. |
Justificativa
Como se pode ver, os objetivos da organização diferemdos objetivos pessoais. Para que tais objetivos não se tornem conflituosos a ponto de prejudicar o desenvolvimento de ambas as partes (pessoas e organização), é necessário que haja uma integração de tais objetivos, isto é, é necessário que as pessoas, em busca dos seus objetivos pessoais, acabem por realizar os objetivos organizacionais.

2 ) Não adianta um profissional ser um excelente técnicose não conseguir trabalhar com outras pessoas, isto é, desenvolver seu comportamento social. O que é comportamento social?

Resposta

| d. |    É a capacidade de interação positiva do indivíduo no ambiente que se encontra. |

Justificativa

Comportamento Social é como o indivíduo se comporta na sociedade diante dos grupos sociais a que ele pertence como: comunidade, escola, religião,amigos, etc. São códigos que aprendemos desde a infância, e que nos integram a uma sociedade ou que dela nos afastam.
Esses códigos ditam as regras de ação e reação face ao mundo social que nos cerca.

3 ) Existem cinco passos para que a comunicação assertiva possa ser estabelecida, dentre elas temos o conhecimento. Qual frase descreve esse passo na comunicação assertiva?

Resposta

  a) Pessoas que falam, falam e não dizem nada. A comunicação assertiva vai direto ao ponto. |

Justificativa

A assertividade é definida como auto-expressão por meio da qual a pessoa manifesta o que sente e pensa, defendendo seus direitos sem desrespeitar os direitos básicos dos outros.
A pessoa assertiva é franca, honesta e direta, sem ofender, humilhar, constranger. Deixa clara suas idéias, demodo construtivo.

4 ) Com o advento da tecnologia, o processo de comunicação nas organizações mudou radicalmente. O que antes era feito por fax, telex ou carta, atualmente o e-mail é a forma mais eficaz de contato. Sobre o uso de e-mail nas corporações, é verdadeiro afirmar:

Resposta

c ) Cuidado ao replicar e-mails e copiar o cliente.

Justificativa

As soluções de arquivamento dee-mails habilitam os clientes a mover ou copiar e-mails para um ambiente terciário (uma área de arquivamento), permitindo que controlem como esses dados são mantidos e gerenciados. Os usuários podem determinar em qual armazenamento as mensagens arquivadas serão salvas, definir as permissões de acesso ao conteúdo e, consistentemente, impor políticas de retenção com relação às informações, agoracentralizadas.

5 ) Qual a função do superego em nossas instâncias psíquicas?

Resposta

| b. |    Conter o ID. |

Justificativa

O superego desenvolve-se a partir do ego, em um período que Freud designa como período de latência, situado entre a infância e o início da adolescência. Nesse período, forma-se nossa personalidade moral e social. O superego atua como um juiz ou um censorrelativamente ao ego. Freud vê na consciência moral, na auto-observação, na formação de ideais, funções do superego. Classicamente, o superego constitui-se por interiorização das exigências e das interdições parentais. Num primeiro momento, o superego é representado pela autoridade parental que molda o desenvolvimento infantil, alternando as provas de amor com as punições, geradoras de angústia. Numsegundo tempo, quando a criança renuncia à satisfação edipiana, as proibições externas são internalizadas. Esse é o momento em que o superego vem substituir a instância parental por intermédio de uma identificação da criança com os pais. Freud salientou que o superego não se constrói segundo o modelo dos pais, mas segundo o que é constituído pelo superego deles. O superego estabelece a censura...
tracking img