A leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E


Leitura

É preciso que a leitura seja um ato de amor.

Ceraíma, GUANAMBI-BA 2012
- Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma
- Equipe: Ezio Júnior, Fábio, Ludimila, Viviane, Cleyton e João Vitor.
- Série: 8ª - Turma: “U” - Turno: Vespertino
-Matéria: Língua Portuguesa - Professora: Maria da Glória

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do ato de ler. A leitura auxilia no desenvolvimento intelectual de qualquer indivíduo. Quem ler absorve uma fonte inesgotável de ideias, informações, vocabulários que contribuem para a propagação do senso crítico. Além disso, a leitura constrói em qualquer assunto, opoder de análise, interpretação e reflexão exercendo um papel fundamental na elaboração de pensamentos.

“A leitura é uma porta aberta
para um mundo de descobertas
sem fim”.
- Sandro Costa

A LEITURA
A leitura, é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para a civilização, atendendo múltiplasfinalidades.
Segundo Orlando Morais a leitura envolve em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos (letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons. Em que, no início do processo de aprendizagem da leitura, a criança deverá diferenciar visualmente cada letra impressa, percebendo e relacionando este símbolo gráfico com seu correspondente sonoro. Quando a criançaentra em contato com as palavras, deve então diferenciar visualmente cada letra que forma a palavra, associando-a a seu respectivo som, para a formação de uma unidade Linguística significativa. Neste processo inicial da leitura, em que a criança visualiza os símbolos, fazendo a associação entre a palavra impressa e som, define-se decodificação. Entretanto, para que haja leitura não basta apenas àdecodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido. Quando não há compreensão pela criança do que se lê no texto, esta leitura deixa de ser interessante prazerosa e motivadora. Pode-se considerar então que uma criança lê, quando esta entende o que o texto retrata. Pois quando esta apenas decodifica e não compreende, não se pode afirmar que houve leitura.
Podemosvincular o conceito de leitura ao processo de literária, numa compreensão mais ampla do processo de aquisição das capacidades de leitura e escrita e principalmente da prática social destas capacidades. Deste modo, a leitura nos insere em um mundo mais vasto, de conhecimentos e significados, nos habilitando inclusive a decifrá-lo; daí a noção tão difundida de leitura do mundo.
A escrita deve ter umsentido para quem lê, pois saber ler não pode ser representar apenas a decodificação de signos, de símbolos. Ler é muito mais que isso; é um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso se adquire quando passa a exercer a função social da língua, ou seja, quando sai do simplismo da decodificação para a leitura e reelaboração dos textos que podem ser de diversas formasapresentáveis e que possibilitam uma percepção do mundo.
Segundo Fany Abramovich e Carla Alexandre, é através da leitura que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, de outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, etc.
É uma atividade básica na formação cultural da pessoa. É obrigatória para algunsprofissionais, como advogados e juízes. Além disso, é uma excelente atividade de lazer. A leitura de uma narrativa bem urdida, de um conto, de uma crônica e de diversos outros gêneros literários constitui uma valiosa atividade a ser incluída em nossos momentos de lazer.
Ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neurológica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os...
tracking img