Estudo logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS IPEP

INSTITUTO PAULISTA DE ENSINO E PESQUISA

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA EMPRESARIAL

DISCIPLINAS :

LOGÍSTICA E TRANSPORTE

E

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Profª ÉLDI MARISSOL

CAMPINAS , 05 DE MAIO DE 2001

TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGAS

DO MOMENTO DE PLANEJAR AO CONSUMIDOR FINAL

ALUNAS:

Creusa F.da Silva
CybeleOliveira Santos

Eda Moreira dos Reis

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO

2. UNITIZAÇÃO DE CARGAS

3. TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

4. TRANSPORTE TERRESTRE

5. TRANSPORTE AÉREO

6. TRANSPORTE MULTIMODAL

7. SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL

8. INCOTERMS

9. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

10. COMPETITIVIDADE

11. BIBLIOGRAFIA

TRANSPORTE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL

1. INTRODUÇÃO

O ComércioInternacional está estruturado sobre muitas variáveis, sendo também uma importante área na formulação das políticas econômicas dos países. Uma delas, de valor fundamental, é o transporte de bens vendidos, comprados ou trocados, ou seja, a locomoção destes bens de seu ponto de origem até seu ponto de destino, o elo de ligação entre a zona de produção da mercadoria e sua respectiva zona de consumo.Pelo seu peso e valor relativo na transação, o transporte é componente decisivo no custo final da mercadoria , atendimento de prazos e condições de entrega pré estabelecido. Uma logística de transporte montada adequadamente, baseada nestas variáveis importantes do processo, pode representar a lucratividade ou prejuízo na atividade exportadora ou importadora e, consequentemente, a sua manutenção,incremento ou retirada do jogo das trocas internacionais.

No seu conceito mais técnico, o Transporte no Comércio Internacional pode ser definido como um deslocamento da carga regido por um contrato internacionalmente aceito. Efetivamente, esse contrato é representado pelo conhecimento de embarque, documento de transporte emitido pelo proprietário do veículo transportador, o qual irá seconstituir em prova fundamental de que a mercadoria foi efetivamente embarcada.

A tomada de decisão da logística de transporte deve passar pela correta opção entre os modais disponíveis e viáveis, que poderão proporcionar o alcance das metas propostas.

1.1 Tipos de Modais: Aquaviário , Terrestre e Aéreo

Aquaviário: Marítimo, Fluvial e lacustre

Marítimo

O transporte marítimo é aquelerealizado por navios em oceanos e mares e pode ser utilizado para todos os tipos de carga e para qualquer porto do globo, sendo o único meio de transporte que possibilita a remessa de milhares de toneladas ou de metros cúbicos de qualquer produto de uma só vez.

O transporte marítimo é dividido em:

Navegação de longo curso: faz a ligação entre países próximos ou distantes (navegaçãointernacional);
Navegação de cabotagem: realiza a conexão entre os portos de um mesmo país (navegação nacional).

Fluvial

Navegação fluvial é a interna, ou seja, dá-se dentro do país e/ou continente (típica de interligação do interior), pois é a navegação praticada em rios.

A exemplo do marítimo, também pode haver transporte de qualquer carga e com navios de todos os tipos e tamanhos, desde que a vianavegável os comporte.

Lacustre

Navegação lacustre é aquela realizada em lagos e tem como característica a ligação de cidades e países circunvizinhos. É um tipo de transporte bastante restrito em face de serem poucos os lagos navegáveis. Também pode ser utilizado para qualquer carga, a exemplo do marítimo.

Terrestre: Rodoviário e Ferroviário

Os transportes rodoviário e ferroviário sãoexecutados nacional e internacionalmente, ligando com facilidade países limítrofes.

Embora apresentem limitações em relação aos meios de transporte marítimo e aéreo, são utilizados também para o transporte entre continentes, como ocorre na Europa e Ásia.
Nestes modais, a exemplo do aquaviário, pode-se transportar qualquer produto. As cargas são transportadas nos mais diversos tipos de...
tracking img