Estudo do caso de elton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso: Elton Mayo faz umas perguntas*

Professora: Sandra Campos da Costa Moreira

Estamos no final da década de 20 e você faz parte da equipe de Elton Mayo, professor de Harvard.Ele está, no momento, analisando um problema curioso.

Um grupo foi organizado na Universidade para estudar o efeito das variações no ambiente físico de trabalho sobre a produtividade. O estudofoi realizado na fábrica de Hawthorne da Western Eletric. Essa fábrica é a principal fornecedora de equipamentos (aparelhos de telefone, estações, cabos etc.) para a Bell System, empresa que tem omonopólio da telefonia nos Estados Unidos. Cerca de 30.000 pessoas trabalham na fábrica.

Inicialmente, o objetivo do estudo era descobrir se a produtividade seria de algum modo afetada poralterações da iluminação do ambiente de trabalho. Para isso, foram organizados dois grupos de moças, um experimental e um de controle, trabalhando na montagem de componentes para a fabricação detelefones. As modificações na iluminação seriam feitas apenas no grupo experimental.

Quando os pesquisadores aumentaram a luz no grupo experimental, verificaram que a produção aumentava nos doisgrupos. Para a consternação dos pesquisadores, eles diminuíram a quantidade de luz no grupo experimental e... a produção aumentou nos dois grupos! Em seguida, os pesquisadores ofereceram benefícios:lanches, intervalos de descanso, redução no horário de trabalho etc. A produção continuou aumentando.

Finalmente, todos os benefícios foram retirados, com a expectativa de que a produção cairia.Para desalento de todos, a produção chegou a uma quantidade espantosa para os padrões habituais daqueles grupos. A única coisa que os pesquisadores conseguiram demonstrar era a ausência de qualquercorrelação simples e direta entre os fatores que eles estavam manipulando (iluminação e benefícios) e a produtividade (peças produzidas). A produção aumentava sistematicamente, qualquer que fosse a...
tracking img