Estudo de caso: elton mayo faz umas perguntas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso: Elton Mayo faz umas perguntas

1 – Que hipóteses você consideraria para explicar por que as moças agiram de modo contrário ao esperado pelos pesquisadores?Que razões poderiam tê-las levado a aumentar, em vez de diminuir sua produção, conforme os benefícios foram retirados?

2 – Você acha que qualquer grupo de trabalhadores teriaagido da mesma forma?

3 – Que estratégia você sugere para descobrir o que aconteceu?
Estudo de caso: Elton Mayo faz umas perguntas

1 – Que hipóteses você considerariapara explicar por que as moças agiram de modo contrário ao esperado pelos pesquisadores? Que razões poderiam tê-las levado a aumentar, em vez de diminuir sua produção, conforme osbenefícios foram retirados?

Uma possível leitura do acontecido seria que as moças estavam numa situação de avaliação, seus trabalhos seriam julgados e elas sabiam que faziamparte de um experimento. Desta forma, elas tentaram se esforçar ao máximo para “sair bem na foto”. Talvez se o experimento fosse realizado sem o conhecimento delas, algumacorrelação entre benefícios e produção fosse constatada.

2 – Você acha que qualquer grupo de trabalhadores teria agido da mesma forma?

Acredito que nem todos os grupos detrabalhadores agiriam da mesma forma, mas a maioria sim. Geralmente, quando sabemos da expectativa de outro em relação a certas atitudes e comportamentos nossos, tendemos a nosesforçar mais para atender tais expectativas.

3 – Que estratégia você sugere para descobrir o que aconteceu?

Uma abordagem interessante seria repetir o experimento, em outrafábrica ou outro ambiente de trabalho qualquer, sem que os funcionários saibam que estão sendo analisados, desta forma tentando remover o fator “comportamento humano” da equação.
tracking img