Estudo do caso apollo 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DO CASO APOLLO 13
1.0 - Projeto APOLLO
O projeto APOLLO foi um conjunto de missões espaciais coordenadas pela NASA (Agência Espacial dos EUA) que tinha como objetivo colocar o homem na Lua. O sonho em atingir a Lua era uma ambição antiga, muita tecnologia foi necessária e desenvolvida com resultado de esforços durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, Computadores digitais.
Emum famoso discurso o Presidente John F. Kennedy lançou um desafio que dizia: Antes de terminar a década “enviar homens a Lua e retorná-los a salvo”.
Os objetivos do projeto APOLLO eram:
Estabelecer a tecnologia para viabilizar os interesses dos EUA no espaço;
- Obter proeminência no espaço para os Estados Unidos;
- Desenvolver um programa de exploração cientifica na LUA;
- Desenvolver acapacidade do homem para trabalhar no ambiente lunar.

2.0 – Relato do filme
O filme Apollo 13 mostra a saga de um astronauta que algumas vezes tentou ir a Lua, e que almejava muito isso. O filme mostra assuntos relacionados à tecnologia, evolução cientifica, conflitos familiares, amor, trabalho em equipe e até mesmo a superstição envolvendo o número 13. O projeto Apollo13, é um mega projetofinanciado pela NASA, que em 1970 enviou três astronautas (Jim, Jack, e Fred) à Lua.
Mostra também a vida familiar e profissional dos tripulantes antes da partida do foguete e a espera dos familiares e do mundo, que acompanhavam ansiosos a viagem. Nesta tentativa de chegarem a Lua, aconteceu um acidente, uma explosão nave, impedindo os tripulantes a pousarem na Lua. Correndo o risco de ficaremsem oxigênio, os astronautas e a equipe da NASA, lutam contra o tempo para bolar um plano que resolva o problema e que permita que os tripulantes voltem a salvo para terra. Levando em consideração que o espaço é um ambiente intensamente hostil e que as avarias causadas na nave eram enormes poucas pessoas apostariam no retorno com vida desses astronautas a terra. Eles ainda podiam contar com umMódulo Lunar equipado. A Margem de segurança podia ser pequena, mas o módulo tinha um motor capaz de colocá-los no caminho de volta e carregava suficiente desde que racionados água, oxigênio e força para quatro dias.
O Aquarius (módulo lunar) havia se tornado o bote salva vidas da Apollo 13 devido às grandes reserva de oxigênio armazenado. Muito mais critico do que o fornecimento de oxigênio eram osde água e energia. Para sobreviverem toda a eletrônica não essencial deveria ser desligada e aquilo prometia tornar a viagem fria e úmida. Uma fração importante da energia elétrica guardada nas baterias do Módulo Lunar teria de ser usada durante a ignição do motor, se os astronautas quisessem sobreviver na viagem de volta.
Com o passar das horas os técnicos e cientistas em Houston encontravam-seem ritmo frenético refazendo cálculos de reservas e gastos de energia. Todos os equipamentos eletrônicos não operacionais encontravam-se desligados e a ração diária de água drasticamente reduzida. Podemos dizer sem sombra de dúvidas que os tripulantes da Apollo 13 sobreviveram devido ao fato que a Aquarius possuía reserva de água, energia e oxigênio suficiente. Caso o acidente tivesse ocorrido apósa missão em terreno lunar a história seria tragicamente diferente.
No entanto eles tinham que lidar com um problema difícil. Como ligar o módulo de comando com a Aquarius para filtrar o gás carbônico da cabine? Caso continuassem a viagem sem dar um destino ao dióxido de carbono expelido eles morreriam sufocados dentro da própria cabine, além disso, toda energia deveria ser racionada, atemperatura ambiente ficaria em torno de 5° C, e com toda a força do módulo de comando desligada para poupar energia.
As pessoas que construíram a nave têm que descobrir uma forma de trazer as pessoas que elas puseram em riscos de volta para a terra. Essas pessoas começavam a analisar vários fatores, causas e prováveis resultados. Logo se percebe que é necessário reconhecer seus próprios erros,...
tracking img