Estudo dirigido de microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CRESCIMENTO MICROBIANO

1. Defina a classificação quimio-heterotrófica.

O prefixo “químio” designa uma fonte externa de energia que não seja a luz do sol, tem reação de oxidação de redução. Otermo “heterotrófico” significa que microorganismo precisa de CO2 também de uma fonte externa, mas que não seja da atmosfera utiliza-se compostos orgânicos.

2. Como a alteração da pressão osmóticapode interferir no crescimento microbiano?

R- Em solução hipertônica, (alta concentração de solutos), as células perdem água para o meio externo por osmose. Tal perda causa a plasmólise, ouencolhimento do citoplasma da célula.

3. Diferencie os microrganismos anaeróbicos obrigatórios aerotolerantes dos anaeróbicos obrigatórios.

R- Os microorganismos anaeróbicos obrigatórios não efetuam afosforilação oxidativa, e, além disso, são mortas pelo oxigênio. Os anaeróbicos aerotolerantes respiram anaerobicamente, mas podem sobreviver na presença de oxigênio

4. Descreva o mecanismo dereprodução dos procariotos.

R- Reproduzem-se por fissão binária, na primeira etapa da divisão ocorre o alongamento da célula e replicação do DNA cromossomal. Ocorre depois o inicio da invaginarão daparede celular e da membrana plasmática no local entre os dois DNAs cromossomais. Em determinado momento as duas seções da parede celular se encontram formando uma parede através da célula, sendofinalmente produzidas duas células individuais idênticas à célula parental.

5. Caracterize as fases do crescimento microbiano.

FASE LAG: corresponde ao período de adaptação ao meio, está metabolicamenteativa, mas não ocorre crescimento bacteriano.

FASE LOG: Fase de intenso crescimento, pois não ocorre limitações, é denominada fase exponencial de crescimento.

FASE ESTACIONÁRIA: Os nutrientesestão escassos ou limitados, os produtos tóxicos produzidos por elas estão se tornando mais abundantes. Não há crescimento liquido da população nesta fase, o numero de células que se divide é igual...
tracking img