Esgoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

I - 003

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE CULTURAS IRRIGADAS COM ESGOTO TRATADO
Suetônio Mota (1) Engenheiro Civil e Sanitarista. Doutor em Saúde Ambiental, pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, ministrando disciplinas nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação(Mestrado e Doutorado) em Engenharia Civil. Francisco Cesar Bezerra Engenheiro Civil. Aluno do Mestrado em Engenharia Civil, área de concentração em Saneamento Ambiental, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Engenheiro da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Luciana Mota Tomé Aluna do Curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista deIniciação Científica do CNPq. Endereço(1): Av. Beira Mar, 4.000 - apto. 600 - Mucuripe - Fortaleza - CE - CEP: 60165121 - Brasil - Tel: (085) 288-9623 - Fax: (085) 288-9627 - e-mail: suetonio@ufc.br.

RESUMO O trabalho apresenta os resultados de pesquisa sobre o desempenho de culturas irrigadas com esgoto tratado, comparando com o observado em culturas às quais foi aplicada água. Três culturas foramselecionadas para serem irrigadas com esgoto: sorgo, algodão e forrageira. Paralelamente, estes mesmos tipos de culturas foram irrigados com água em condições normais. Foi utilizado o efluente da Estação de Tratamento de Esgoto do Campus do Pici, do tipo lodos ativados com aeração prolongada, o qual tem características de esgoto doméstico. As culturas de sorgo e algodão irrigadas com esgototratado tiveram um desempenho superior, em relação às culturas que receberam água. As forrageiras não apresentaram diferenças significativas, nas duas situações. O sorgo irrigado com esgoto tratado apresentou: ma ior altura média; florescimento mais rápido, maior produção de grãos por hectare; maior quantidade de massa verde; quantidade superior de massa seca. O algodão que recebeu esgoto teve melhordesempenho: maior produção por hectare; percentual mais elevado de fibras; maior peso médio do capulho; maior comprimento médio da fibra. Observa-se, portanto, que a utilização de esgotos tratados em irrigação resulta em benefícios para as culturas.

PALAVRAS -CHAVE: Reuso de Águas, Reutilização de Esgotos, Irrigação com Esgotos, Irrigação, Tratamento de Esgoto.

19o Congresso Brasileiro deEngenharia Sanitária e Ambiental

20

ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

I - 003

INTRODUÇÃO Segundo LAVRADOR FILHO (1987), o reuso de águas é o aproveitamento de águas previamente utilizadas, uma ou mais vezes, em alguma atividade humana, para suprir as necessidades de outros usos benéficos, inclusive o original. Pode ser direto ou indireto, bem como decorrerde ações planejadas ou não. A reutilização de esgotos tratados é uma prática antiga em muitas partes do mundo, mas ainda pouco usada em nosso país. De acordo com MANCUSO (1992), o reuso de águas é um assunto ainda tratado com certa reserva e até com preconceito, no Brasil. Na Europa, a utilização de esgoto em pequenos sistemas de irrigação desenvolveu-se a partir do século XVIII, enquanto nosEstados Unidos da América isso aconteceu a partir de 1870 (POUND & CRITES, 1973). São várias as formas de reuso de água: irrigação paisagística; irrigação de campos de cultivo; usos industriais; recarga de aquíferos; usos urbanos não potáveis; represamento; aumento das vazões de cursos d’água; aquacultura; dessedentação de animais (CROOK, 1993). O reuso de águas é uma prática que deve ser incentivadano Nordeste do Brasil, devido às seguintes razões: constitui uma fonte de suprimento de água, escassa na região; proporciona a liberação da água disponível, para outros fins, como o abastecimento humano; evita o lançamento de efluentes de estações de tratamento de esgotos em corpos d’água, os quais, em grande parte, são intermitentes, com vazão nula durante certo período do ano; o esgoto...
tracking img