Trabalhos para estudar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Teresa Esteban é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e participante do Grupo de Pesquisa Alfabetização dos Alunos das Classes Populares. Entre suas obras maisfamosas estão:

• Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo.

• Escola, currículo e avaliação.

• Avaliação: uma prática embusca de novos sentidos.

Suas reflexões sobre avaliação:

Para a autora avaliação é um dos processos fundamentais de todo o processo educativo, quer seja ele formal ou informal. Duranteo desenvolvimento do trabalho sempre é necessário acompanhar e verificar seus efeitos. Sendo assim a avaliação é um eixo central que permite a regularização da prática produzindo uma espécie deequilíbrio do trabalho.

Maria Esteban critica o modelo de avaliação utilizado atualmente pela maioria das escolas, pois afirma ser um método classificatório que resulta na hierarquização dosalunos, (este tipo de avaliação busca dados quantitativos em vez de dados qualitativos). Essa avaliação parte da criação de um padrão pré-definido gerado a partir de um conceito denominado “Pedagogia doexame” que é usado como referência para medir o desenvolvimento dos alunos dando inicio assim a um processo que pode resultar na exclusão escolar. Essas práticas visam o controle e a classificação.Produz-se então, uma espécie de verificação do ponto em que os indivíduos se encontram no processo de ensino-aprendizagem.

Esteban defende a avaliação como prática reflexiva, ou seja, aavaliação que sugere uma investigação, que permita observar quais metas já foram alcançadas, que conhecimentos já foram apreendidos e quais novas possibilidades podem ser propostas a turma, em vez deapenas selecionar os indivíduos.

“A avaliação como prática de classificação se orienta por sua capacidade de selecionar os que sabem e os que não sabem, tratando saber e não saber...
tracking img