Estudo dirigido microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTA
CURSO DE NUTRIÇÃO

Estudo Dirigido das Unidades VII e VIII
Professora Theodora Thays

Rafaele de Araújo Mendes

1)Fale sobre o processo de pasteurização.
é um dos processos maisimportantes no tratamento do leite. Quando realizado de forma correta, este processo confere ao leite uma validade muito mais longa.
A temperatura e o tempo de pasteurização são fatores importantes queprecisam ser especificados de forma precisa para garantir a qualidade do leite e suas exigências com relação ao período de validade.
A temperatura de pasteurização para o leite de tipo regular,homogeneizado e pasteurizado HTST é normalmente 72-75 graus C por 15-20 segundos.
O processo de pasteurização pode variar de país para país, de acordo com a legislação local. Uma exigência comum a todos ospaíses é que o tratamento de calor deve garantir a destruição dos microorganismos indesejáveis e todas as bactérias patogênicas, sem danificar o produto.

2) Como a radiação afeta as célulasmicrobianas?
Ionizante e não ionizante
Radiação Não-Ionizante: A radiação ultravioleta (de 4 a 400 nm - sendo 260 nm o comprimento mais eficiente) é bastante letal, mas exibe baixa penetrabilidade, nãoatravessando vidros, filmes sujos e outro materiais. Assim, a radiação UV é extremamente eficiente na eliminação de microrganismos presentes em superfícies. Como sua maior eficiência se dá a 260 nm, quecorresponde ao comprimento de onda onde se dá a maior absorção pelo DNA, a radiação UV afeta primariamente este tipo de molécula. Sua ação é principalmente decorrente da formação de dímeros depirimidinas (timina), efeito este que pode ser revertido por sistemas de fotorreativação (enzima de reparo ativada pela luz) ou por sistema de reativação independente da luz (polimerase).
Por outro lado,não podem ser descartados outros efeitos deletérios do UV, uma vez que quando a 340 nm, observa-se dano celular, sem estar primariamente relacionado às mutações, uma vez que neste comprimento de...
tracking img