Estudo dirigido microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido de microbiologia
1. O que é fissão binária?
Fissão binária, em biologia celular, é o o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas por mitose, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe” (com o mesmo DNA ou material genético da "célula-mãe")
O processo inicia-se com a replicação do DNA, em que cadanova cadeia se liga à membrana celular que, então se invagina e acaba por dividir a célula em duas, num processo chamado citocinese.
Os organismos que se reproduzem por fissão binárina incluem:
* As bactérias;
* Os protozoários;
* A Pyrodictium abyssi, uma arquebactéria anaeróbica das nascentes hidrotermais das profundezas do oceano (e outros organismos do mesmo reino);
* Asleveduras
Também fala-se em cissiparidade no caso de organismos pluricelulares bastante simples que são capazes de regenerar partes divididas (o exemplo clássico é a planária).

2. Quais são os fatores responsáveis pela reprodução bacteriana?
A influência de fatores ambientais, como a disponibilidade de alimentos, pressão osmótica, temperatura, os gases do meio, e o pH, são fatores queinfluenciam diretamente a reprodução bacteriana,
3. Quais são as fases típicas de uma curva padrão de crescimento bacteriano?
Adaptação, onde há intensa atividade metabólica e ausência de divisão, conhecida como fase latente, desenvolvimento (crescimento), conhecida como fase logarítmica ou exponencial, onde há máxima multiplicação do micro organismo, extinção de nutrientes, também conhecida como faseestacionária, onde ocorre a escassez de alimentos, acumulo de metabólicos e as bactérias crescem muito lentamente ou o números de novos indivíduos é igual ao de mortes e morte, ou fase de declínio.
4. Como são classificadas as bactérias quanto à utilização do oxigênio?
Aeróbios: são os microrganismos que normalmente requerem oxigênio para crescer.
Facultativos: são os microrganismos quecrescem na presença de oxigênio ou na ausência dele (anaerobiose).
Anaeróbios: são os microrganismos que ou crescem na presença de baixas concentrações de oxigênio, os chamados de anaeróbios facultativos, ou morrem quando estão na presença deste gás; estes são os chamados de anaeróbios estritos.
Microaerófilos: são organismos aeróbios, porém somente crescem em concentrações de oxigênio menores que ado ar (entre 1% e 15%).
5. Quais são os elementos quantitativos mais importantes para as bactérias?
Para a renovação da matéria viva, os elementos quantitativamente mais importantes são o carbono, o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio, o enxofre e o fósforo.
6. O que são meios:
a) Sintéticos
Meios de cultura cuja composição química é perfeitamente conhecida.
b) ComplexosMeios de cultura cuja composição exacta é desconhecida. Como componentes apresentam ingredientes como  peptonas, cuja formula não é conhecida. Um exemplo deste tipo de meios é o meio LB que é um meio rico apropriado ao cultivo de diversos microrganismos, em particular de bactérias.
c) Seletivos
Contém substâncias que inibem o desenvolvimento de determinados grupos de microrganismos, permitindo ocrescimento de outros. Exemplo: meios com telurito de potássio (para isolamento de Corynebacterium diphtheriae), ágar Salmonella-Shigella (SS) e ágar MacConkey, meios com sais biliares e verde brilhante para isolamento seletivo de Salmonella, meios com 7,5% de cloreto de sódio, meio Baird-Parker, para isolamento de Staphylococcus aureus, meios com antibióticos para isolamento de diversosmicrorganismos (TSC, SFP, , meio de Blaser, meio de Skirrow, etc.).
d) De transporte
Consiste em um meio isento de nutrientes, contendo um agente redutor (Tioglicolato ou cisteína). Geralmente mantém o pH favorável, previne a desidratação de secreções durante o transporte e evita a oxidação e auto-destruição enzimática dos patógenos presentes.
Ex.: Meio de Stuart, Meio de Cary-Blair e Caldo...
tracking img