Estudo de widgets e toolkits nos sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fernando Sávio Rosback Dominguez Júnior Leandro Rossi

TRABALHO DE INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR ESTUDO DE WIDGETS E TOOLKITS NOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Santa Maria, RS 2011

1

Fernando Sávio Rosback Dominguez Júnior Leandro Rossi

ESTUDO DE WIDGETS E TOOLKITS NOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Trabalho avaliativo apresentado à disciplina de Interface Humano-Computador, Área das CiênciasTecnológicas, do Centro Universitário Franciscano – Unifra.

Professora: Simone Ceolin

Santa Maria, RS 2011

2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 2 INTERFACES DO USUÁRIO .............................................................................. 3 TOOLKITS............................................................................................................. 4 CONSTRUTORES DE INTERFACE ................................................................... 5 INTERFACE VISUAL ......................................................................................... 6 FERRAMENTAS DE INTERFACE .................................................................... REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................

3 3 4 5 5 6 8

3

1 INTRODUÇÃO Este estudo dedicou-se a pesquisar e estudar os recursos de interface utilizados em um GUI (Graphic User Interface), bem como suas histórias e linguagens de programação. 1.1 JUSTIFICATIVA Ao obter conhecimento mais profundo em interfaces possibilita entender como um Toolkit se relaciona com oSistema Operacional, suas limitações e qualidade. Assim o programador pode criar melhores interfaces baseado em um melhor conhecimento sobre os Toolkits dos Sistemas Operacionais mais utilizados, bem como Toolkits Cross Plataform,que são aqueles que independem de Sistema Operacional.

1.2 OBJETIVOS Entender o relacionamento entre os Toolkits e os diferentes Sistemas Operacionais para conheceras capacidades e limites destes componentes gráficos.

2 INTERFACES DE USUÁRIO Em 1970 o Xerox’s Palo Alto Research Centre, em Califórnia, lançou a Star, uma estação de trabalho pessoal, monousuário, com um display de alta resolução e qualidade gráfica e a possibilidade de “clicar” em opções ao invés de ter que digitar comandos. A Apple capitalizou a ideia comercialmente, e no início dos anos 80lançou o Apple Lisa, que se popularizou por meio de uma versão menor, mais barata e potente, o Macintosh. O sucesso foi tal, que no final dos anos 80, quase todos os sistemas operacionais gráficos eram baseados no modelo do estilo da interface do Macintosh. A importância e a vigência das interfaces gráficas se mantiveram, e as interfaces gráficas (Graphical User Interfaces - GUIs) estão aí paraficar. Paralelamente à evolução das interfaces, evoluíram os editores de texto. Após os editores de linha, foram criados sistemas que permitiram aos usuários criar e editar documentos que estavam representados totalmente na tela (fullscreen).

4

A filosofia subjacente a estes sistemas é capturada pelo termo WYSIWYG (“What you see is what you get”). Em outras palavras, o documento exibido natela é exatamente o mesmo que seria impresso. Isto significou um avanço substancial em relação aos editores inicialmente utilizados, nos quais os comandos de edição eram necessários e ficavam intercalados com o texto no conteúdo do documento. Um exemplo disto era o comando para destacar um trecho de texto em negrito no editor Wordstar. Neste caso, era necessário digitar CTRL (que aparecia ”^”), “P”(para indicar comando de impressão), “B” (para indicar negrito), digitar o texto e repetir a sequência de controle, e no documento ficava: “^PBtrecho de texto^PB”. Não era raro que os usuários se esquecessem de fechar um comando desses e o texto, na impressão, aparecesse invertido.

3 TOOLKITS Toolkits são bibliotecas de rotinas, utilizadas na implementação de interfaces que utilizam widgets,...
tracking img