Gastronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A história da gastronomia se perde nos primórdios da existência da Humanidade, iniciando-se provavelmente, segundo os historiadores, no período paleolítico, assim que o Homem começou a caçar. Uma nova etapa se descortinou para o ser humano quando ele se tornou sedentário, fixando-se a terra, impulsionando então a agricultura e o domínio dos animais. Esta ação proporcionou umariqueza alimentar antes desconhecida, possibilitando o crescimento da população e o desenvolvimento das migrações, sempre que se esvaíam os bens naturais.

Para resistir aos longos deslocamentos sem deteriorar, os alimentos foram protegidos com a adição de temperos e resinas, e cedo o Homem se deu conta da potencialidade de algumas ervas aromática, as quais incrementavam o paladar dosalimentos, além de ajudar na sua preservação. A procura destas plantas deu início a grandes transformações sócio-políticas, como o fim do Império Romano, o início dos Descobrimentos, entre outras.

Neste trabalho veremos de todos os aspectos em relação ao desenvolvimento da gastronomia e alimentação desde a Pré-história até a Idade Média.

2 PRÉ-HISTÓRIA

Esta viagem ao tempo se inicia napré-história, o que abrange a atividade humana desde suas origens até aproximadamente 4.000 antes de Cristo (a.C.). A partir do momento em que o homem criou alguns tipos de armas como arpões, flechas, bicos envenenados e armadilhas, deixaram de ter uma alimentação quase exclusivamente vegetariana para ter uma alimentação mais variada e completa. Essas armas propiciaram ao homem a possibilidade decaçar animais maiores e se organizar em grupos de modo a reunir esforços para atrair suas presas a uma emboscada, para depois devorá-las com os demais companheiros.

A descoberta do fogo ajudou o homem a obter calor e luz, o que ficou associado à magia e ao sobrenatural. Ao perceber que o fogo deixava as feras afastadas e poderia ser utilizado para assar suas caças, o homem deixou dealimentar-se da comida crua e passou a consumi-la assada na brasa. A partir desta arte surgiu, então, a culinária. Quando o homem aprendeu a cozinhar os alimentos, surgiu uma profunda diferença entre ele e os outros animais.

Cozinhando, descobriu que podia restaurar o calor natural da caça, acrescentar-lhe sabores e torná-la mais digerível. Verificou também que as temperaturas elevadas liberamsabores e odores, ao contrário do frio, que os sintetiza ou anula.

A crença de que a comida quente é mais substancial é bem antiga. Após a descoberta do fogo - que muitos afirmam ser o primeiro tempero -, o homem aprendeu que ao cozinhar os alimentos estes se tornavam muito mais saborosos e fáceis de mastigar e digerir. Assevera-se que o menor desenvolvimento dos músculos faciais e o maiorcrescimento da cavidade craniana e do cérebro decorreriam de menos esforço na mastigação. Percebeu também que a cocção retardava a decomposição dos alimentos, prolongando o tempo em que poderiam ser consumidos, identificando, assim, a primeira técnica de conservação dos alimentos. Os cereais, vegetais e frutas passaram a ser torrados sobre as brasas e as carnes, aves e pescados, defumados ou secospor exposição ao calor do fogo.

Os mais antigos fósseis humanos foram encontrados ao longo da grande
falha tectônica da África oriental, onde abundam fontes termais e
gêiseres. Paleontólogos acham provável que o proto-homem, mesmo antes
de descobrir o fogo, tenha associado o calor proveniente dessas fontes
ao de suas presas e ao de seu próprio corpo. Em decorrência, teria
cozido caçaem tais fontes de calor, numa tentativa bem-sucedida de
devolver-lhe temperatura e sabor de presa recém-abatida. Teria, então,
cozido alimentos antes mesmo de descobrir o fogo

Com a descoberta da cerâmica o alimento passou a ser produzido com antecedência. O fogo estava sempre aceso e a panela fervia indefinitivamente com a caça misturada a cereais e batatas. Assim nasceu o caldo...
tracking img