Pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA DE MERCADO.

Na área empresarial, a mudança ocorre em alta velocidade tecnológica. O valor de uma empresa era visto prioritariamente com base no seu volume de vendas e na participação do mercado. As transformações sociais e econômicas provocadas por um sistema mais competitivo, o mercado mundial de capitais começou a valorizar um conjunto: capital intelectual, o gerenciamento demarcas e o comportamento do consumidor nos diferentes segmentos de mercado.
O comportamento do consumidor revela estudos necessários de base para que os tomadores de decisões organizacionais estruturem com maior propriedade o lançamento e desenvolvimento
de novos produtos no mercado, é estudado pela Psicologia, Sociologia,Antropologia, Economia e Administração. As organizações precisam entendermelhor como seus atuais e potenciais consumidores pensam, trabalham, se divertem, e como são influenciados por outros indivíduos e grupos. Sem falar que o crescimento da globalização acarretou em blocos econômicos, cada vez mais comuns no cenário atual, tornando mais importante conhecer os consumidores de diferentes costumes, culturas.
Como a nossa empresa é no setor automobilístico fizemos umapesquisa com pessoas que procuram as concessionárias para comprar e pesquisar e utilizamos como sabe revistas da área: Quatro Rodas, AutoMotors, AutoEsporte e FullPower.
No Brasil, a concorrência no setor automobilístico é cada vez mais acentuada,
principalmente após a abertura que o Collor promoveu no início da década de 1990. Ainda na
década de 1980 no Brasil, o mercado de vendas de automóveisnovos era concentrado basicamente por quatro grandes organizações: Volkswagen, General Motors, Ford e Fiat. Atualmente o cenário automobilístico é formado por cerca de quinze montadoras de diferentes nacionalidades, distribuídas de norte a sul do país.
Quando um indivíduo adquire um automóvel novo, tendo um desejo realizado, isto torna o consumidor mais orgulhoso. Segundo Kanuk e Schiffman, osindivíduos possuem necessidades as quais devem ser satisfeitas obedecendo a uma hierarquia, a chamada hierarquia das necessidades de Maslow, são cinco níveis em que existem uma ordem de importância, que envolvem as necessidades primárias, que depois de serem alcançadas originam as necessidades secundárias. Este estudo ajuda a compreender melhor o comportamento dos consumidores principalmentequando a intenção é de estudar melhor como segmentar e posicionar os produtos ao mercado-alvo.
O processo de decisão de compra pelo consumidor que escolhemos foi;
Reconhecimento do problema
Busca de informação
Avaliação de alternativa
A compra
Experiência pós compra

Foram entrevistados 40 indivíduos, sendo 70% do sexo masculino. Os casados
correspondem por 30%, os solteiros por70% . Quanto à distribuição de idade dos entrevistados, o maior percentual foi apontado entre os consumidores de 31 a 40 anos com 39%, seguidos dos consumidores entre 41 a 51 anos e de 51 a 60 anos, ambos representando 31% do total.
As classes C, D e E conquistaram maior facilidade de compra devido às novas modalidades de crédito, principalmente através de formas de financiamento. No entantoverificou-se que as classes A e B dominam a compra do carro zero.

Distribuição das classes sociais entre os entrevistados - critério IBGE
Classes % de entrevistados
A 25
B 42.5
C 17.5
D 7.5
E 7.5
Dos entrevistados, 41,9% afirma comprar um carro zero para que a diferença em relação ao novo não ficasse grande, (17,2%) trocariam por um modelo mais novo. Carro ruim ou antigoatingiu 20,9. Necessidade de mais um carro na família foi de 20% foram os pontos principais da pesquisa.
Quanto às fontes de informação, a importância dada à opinião de colegas, amigos ou parentes (46,5%), mais recorrido que as revistas especializadas (32,6%), citadas em segundo lugar. A propaganda de massa na mídia televisão aberta é citada por 27,9% dos clientes e mencionada no estudo de...
tracking img