Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUAL A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
A Origem da Contabilidade está ligada a necessidade deregistros do comércio.
Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
Mais a Origem da Contabilidade atual, conhecida como contabilidade das partidas dobradas, surgiu mesmo nas cidades-estados italianas e remonta á expansão comercial dos anos de 1300 e ano conseqüente dedesenvolvimento das operações de credito.
A criação da contabilidade e normalmente atribuída ao Frei Luca Pacioli, que em 1494 escreveu o livro tractarus de camputis et scripturis, onde o método das partidas dobradas e proposto como mecanismo de controle patrimonial.
Esta origem da contabilidade estabeleceu no Brasil a chamada tradição italiana que além de ter influencia durante gerações aformação dos contadores deu base aos regulamentos contábeis, como o Código Brasileiro de Contabilidade e a antiga lei das sociedades por ações.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINAIS DE QUE EXISTIA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE.

O homem, na antiguidade, não conhecia números e muito menos, a escrita, exercendo a atividade de pastoreio. O inverno está chegando. O homem prepara toda a provisão para osustento do seu rebanho de ovelhas olhando para um período longo de muito frio que está se aproximando. Era um período de muita monotonia, depois de fazer todo o seu trabalho o homem ficava sem fazer nada, e começou a se questionar, “ Quanto será que o meu rebanho cresceu desde o último frio até hoje”; Aqui entra a função da contabilidade já no início da civilização: avaliar a riqueza do homem;avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Mas como contar o rebanho, avaliar seu crescimento se não existiam números, nem escrita e muito menos moeda: o homem então tem uma idéia. separar todas as cabeças de ovelhas usando pedrinhas, ele guarda essas pedrinhas com muito cuidado pois essa representa a sua riqueza naquele momento, o homem espera o outro inverno,
chega e conta novamente suasovelhas, e ele constata que ouve um excedente de pedrinhas , ou seja, houve um acréscimo real no seu rebanho, ( um resultado positivo).
Todavia, o que fica bem claro é que mesmo sem moeda, escrita ou número, a contabilidade, como inventário, já existia. Esta pode ser chamada de fase empírica da Contabilidade, em que se utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônioexistente.
Depois disso, mesmo ainda na antiguidade, começou as trocas de bens e serviços e registros sobre os fatos, os impostos já se faziam com escritas de forma rudimentar em tabletes de barro cozido e placas de madeira ou pedra, para registrar os pagamentos de serviços. Empregavam-se também ramos de árvores assinaladas com talhos como provas de dívidas ou de quitação. Esses métodos de escrituraçãoforam empregados até o aparecimento da pena de escrever, facilitando o registro das informações de preservar seus bens, então o homem foi desenvolvendo técnicas menos rudimentar par controlar seus rebanhos.

RESUMO:

A Contabilidade evoluiu aparti do fato do homem não saber escrever , ele criou uma das formas mais primitivas de inscrição, que foi a artística, para registrar seus feitos duranteo dia. O homem caçava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia daí a necessidade de controle de entidade.
O homem não conhecia números e muito menos a escrita, exercendo a atividade de pastoreio. Com o inverno chegando o homem entra num período de muita monotonia,
O homem começa então a...
tracking img