Resumo biologia enem 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1 – FISIOLOGIA ANIMAL
SUSTENTAÇÃO, MOVIMENTO E HOMEOSTASE
OS ROBÔS DO FUTURO SÃO ELÁSTICOS

Quem já viu algum filme da série Robocop deve ter notado como ali todos os robôs fazem um barulho de motor elétrico ao se mover.
Em março de 2005, em San Diego, nos Estados Unidos, aconteceu um pequeno torneio de esporte. O vencedor humilhou os três oponentes, derrotando em 26 segundos oque agüentou mais. Melhor dizendo, vencedora: Panna Felsen, uma estudante de 17 anos, magrinha. Os adversários eram três braços robóticos de polímeros eletroativos, também chamados de músculos artificiais.
Polímeros eletroativos são plásticos bastante resistentes que mudam de forma ao receber energia elétrica. Funciona assim: polímeros são compostos sintéticos que incluem todos os plásticos,alguns dos quais são também elásticos, isto é, voltam para a forma anterior depois de deformados. Para fazer um polímero eletroativo, cria-se um sanduíche de eletroímãs e um miolo de polímero elástico, geralmente de acrílico ou silicone. Quando os ímãs são ligados por meio de corrente elétrica, eles se aproximam, espremendo o polímero. Se a corrente é desligada, o polímero volta a sua forma normal.Há muitas coisas que podem ser feitas com polímeros eletroativos, mas a mais notável é monta-los de forma a criar um feixe que encurta ou estica, o que faz com que tenham a mesma atuação dos músculos dos animais.

1) Para funcionar, os músculos artificiais precisam de uma fonte de energia. Ela é a mesma dos músculos naturais?
Os músculos artificiais se movimentam graças à energia elétrica,diferente dos músculos naturais, que utilizam o ATP.

2) O que falta para os músculos artificiais se tornarem alternativa viável aos motores nos robôs?
Precisam se tornar mais fortes e robustos.

Estrutura – Uma pele para cada ser
Os sistemas tegumentar, esquelético e muscular dão sustentação e movimento aos animais

Três coisas dão forma a um animal: sua pele, seu esqueleto e seus músculos. Apele, mais adequadamente chamada de tegumento, termo que abrange todos os tipos de cobertura do corpo animal dá textura, dá cor, podendo servir de camuflagem, comunicação ou forma de atrais parceiros. Ela também emite secreções através de glândulas e transmite sensações ao sistema nervoso, criando o sentido do tato. Nos invertebrados existe apenas uma camada, enquanto nos vertebrados é formada poruma camada de celular ditas germinativas, que se reproduzem sem parar, formando uma camada externa de células mortas que lembra um pavimento.
Aves e mamíferos usam penas, pelos e gordura como isolamento térmico, o que permite que tenham uma temperatura corpórea diferente da do ambiente – são homeotermos, isto é, capazes de manter constante a temperatura do corpo. Por isso, pingüins, camelos efocas conseguem viver em locais sob temperaturas extremas. Todos os outros animais são pecilotermos, isto é, sua temperatura varia conforme o ambiente. É por isso que lagartos e jacarés precisam ficar ao sol no começo do dia.
Os esqueletos não ocorrem em todos os animais e são de dois tipos: internos, como nos vertebrados, equinodermos, poríferos e em alguns moluscos, como a lula e a sépia; eexternos ou exoesqueletos, isto é, esqueletos por fora da pele, como em todos os artrópodes e também em certos moluscos, como as conchas das ostras, caracóis e náutilos. Os esqueletos de vertebrados são formados de cálcio, enquanto os de artrópodes são feitos de quitina.
Os músculos dão movimento aos animais e estão presentes em todos, exceto esponjas e alguns parasitas. Ligados a partes do corpo,formam alavancas e, ao se contrair ou relaxar, puxam ou liberam essas partes, criando movimento. Em artrópodes e vertebrados, estão ligados ao esqueleto por meio de tendões, cabos resistentes de tecido conjuntivo.
É por meio da energia liberada pela hidrólise (degradação) do ATP que eles se contraem. Quando um animal morre, a hidrólise ocorre automaticamente, e os músculos ficam travados na...
tracking img