Estudo de pontes, custos e viabilidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Uma ponte deve ser conduzida de forma sistemática e organizada de modo a garantir que todo elemento estrutural seja inspecionado. Verificar se há trincas, corrosões ou outros encobertos. Para a construção da mesma foram abordados problemas, hipóteses e justificativas. Há seis tipos de pontes principais: pontes em viga, pontes de cantilever, pontes em arco, pontes suspensas, pontesfixas por cabos e pontes de funda.
A fabricação de pontes é feita por um sistema computacional, após ter gerado os resultados das informações geométricas, é integralmente utilizado para o procedimento de planejamento e otimização da fabricação e corte do tecido. Este é divido em grandes faixas que são posteriormente tecidas e costuradas entre si por processos de selagem especial.
Assimcontextualiza-se o estudo de pontes em valor agregado e tempo da conclusão da obra. A maior frustração encontrada no início de uma construção de pontes é acerca do tipo e sua finalidade, sendo eles a razão econômica, assim chega-se à questões como os custos e viabilidades de uma ponte.
Feita a partir do problema formulado, os fatores que mais influenciam nos custos são: Tipo de ponte, período da obra,mão de obra, material usado obra.Onde é viável o custo de uma ponte: depende qual é a importância da ponte, geralmente são financiadas com verbas públicas, logo possui interesse de fluxo no trânsito, seja fluvial ou rodoviário. Assim a longo prazo se torna útil para a economia local. Quando chega a ser uma ponte privada não vem a ser uma ponte de larga escala assim não gerando custos exorbitantes.Influencia-se nos custos da ponte, principalmente, o seu tamanho e a sua localidade, pois se for em um lugar onde passa muito transporte de carga pesada em direção à indústrias ou fábricas ou mesmo grandes cidades onde o comércio é intenso, a ponte necessita de uma resistência muito maior, consequentemente materiais mais caros. Se for construída sobre um curso de água (a profundidade deste cursotambém influencia bastante no custo) onde se passam frequentes embarcações, sua altura deverá ser calculada de forma a possibilitar essas passagens ou possuir sistemas de pontes móveis, que deixará maior ainda o custo devido a tecnologia.
Analisando a situação que faz necessitar-se de uma ponte, se trará mesmo benefícios em vez de prejuízo, os fatores em volta que influenciarão nos custos como foicitado (fatores geopolíticos em geral), é preciso procurar a melhor opção para a situação, sendo essa necessidade por curto ou longo período, se passará por cima de um curso d’água, o peso mínimo e os fatores climáticos que a ponte precisará suportar e a sua finalidade. Essa análise é fundamental.


2 OBJETIVO

Estudar as formas de construção de uma ponte assim como levantar custos e aviabilidade de tal obra.


3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Nesta pesquisa apresenta-se uma revisão bibliográfica dos principais estudos associados ao tema que abordam as superestruturas das pontes de concreto protendido, de madeira e extradorso alem dos estudos sobre sistemas de gestão e custos.
Um sistema de gestão de pontes é um sistema auxiliar organizacional e de decisão, constituído de um conjuntode atividades inter-relacionadas, que contempla normas e diretrizes para todas as atividades, uma organização para gerir e realizar essas atividades, um banco de dados geral dessas atividades e um conjunto de ferramentas computacionais para o processamento de um inventário, com as informações das condições atuais das pontes.Ele possibilita o desenvolvimento de modelos para determinação e previsãodas condições futuras dos seus elementos e componentes em termos de durabilidade, de capacidade de carga e de condições de tráfego.É um sistema multifacetado que abrange aspectos relacionados à engenharia, à ciência da computação, à economia, à ciência do ambiente e à política, razão pela qual sua implantação não é tarefa fácil, exigindo profissionais das mais diversas áreas do conhecimento...
tracking img