Estudo de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE MERCADO
CONSUMO DE MARCAS BRANCAS

José Ângelo Cunha Teixeira, Turma A, Economia
José Fernando Martins Lemos, Turma A, Economia


Dezembro 2012

Resumo
Introdução - A abordagem sobre a humanização de serviços de saúde diz respeito à atuação baseada nos valores do homem, na sua capacidade de compreensão, simpatia e espírito de cooperação social. Consiste em considerar opaciente na sua integridade física, psíquica e social, e não somente de um ponto de vista biológico. Objetivo - Compreender o significado de humanização na instituição hospitalar de acordo com a visão dos administradores do local em estudo e identificar as medidas que contribuem para a humanização hospitalar. Métodos - Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva,mediante entrevistas semi-estruturadas com questões em aberto, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido oral dos entrevistados. Os sujeitos são os administradores de um hospital da região metropolitana de São Paulo. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da "análise de conteúdo". Resultados - Os entrevistados consideraram naconceituação de humanização hospitalar aspectos como a preservação à integridade do ser, a união/integração, a informação/comunicação e a arquitetura e decoração. Conclusão - As medidas sugeridas para a humanização do hospital relacionam-se à implantação de um programa de qualidade, definição e divulgação da missão e valorização do profissional, além dos quatro elementos já citados.

ÍndiceIntrodução

As Marcas Bracas foram criadas em 1990 e, passadas duas décadas, "ganharam a confiança" do consumidor, que já não teme pela qualidade destes produtos.
O consumo de marcas brancas em Portugal tem vindo aumentar desde o inicio da crise, mas de forma mais acentuada desde que se deu a crise financeira em 2008. Com a crise a impor um aperto no orçamento familiar, as famílias viram-seobrigadas a procurar soluções para o dinheiro continuar a chegar para todas as despesas.
A verdade é que com o aumento dos preços e as dificuldades económicas que se vivem atualmente, o consumidor tem uma maior disponibilidade para escolher o produto que lhe oferece a melhor relação qualidade/preço. Mas a crise não é o único motor para o crescimento destas marcas, também o facto de o distribuidor cadavez mais introduzir produtos de marca própria levam a um maior consumo destes produtos, principalmente, quando falamos em produtos alimentares, porque o distribuidor ao introduzir cada vez mais produtos de marca própria, faz com que haja mais oferta e como consequência mais procura.

Estudo de Mercado sobre o Consumo das Marcas Brancas
Universidade Lusíada PortoTrabalho de Marketing

1. Definição do problema e objetivos do estudo de mercado

No intuito da elaboração de um trabalho semestral para a disciplina de Marketing, pretendemos analisar o Consumo das Marcas Brancas em tempos de crise.

Com o estudo pretende-se a consecução dos seguintes objetivossumários:
* se os hábitos de consumo de consumo de algumas pessoas se alterou, em favor destes produtos;
* conhecer as preferências do consumo dos produtos de marca branca;
* perceber se a qualidade dos produtos de marca branca são inferiores, aos restantes produtos, ditos de marca;
* se após esta crise, irão continuar o consumodestes produtos, se for o caso, ou se vão voltar aos produtos de marca;

2. Desenvolvimento do Plano de Pesquisa para a coleção de dados

Neste contexto decidimos levar a efeito um estudo de mercado quantitativo, com um total de 30 inquéritos, junto de indivíduos de ambos os sexos, de idade compreendida entre os 18-65 anos, pertencentes a...
tracking img