Estudo de layout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VANTAGENS E DESVANTAGENS - A IMPORTANCIA DE SABER ESCOLHER UM ARRANJO FÍSICO (LAYOUT) Edilaine Cristina Duarte de Souza, Unisalesiano de Lins e-mail: edilaine.duarte@ig.com.br Érika Yuri Kotaki, Unisalesiano de Lins e-mail: erikakptaki@yahoo.com.br Juliana Carlos Dantas, Unisalesiano de Lins e-mail: Juliana.dantas@bertin.com.br Profª. M.Sc. Máris de Cássia Ribeiro, Unisalesiano Linse-mail:maris@unisalesiano.edu.br RESUMO O arranjo físico de uma empresa é de extrema importância, pois se trata de canalizar a disposição das máquinas, estoques, fluxo de pessoas e material. Esse arranjo tem uma relação custo benefício, de empresa para empresa, trazendo consigo vantagens e desvantagens. Considerando os principais tipos de Layout observa-se a seguintes condições: o layout posicional é aplicadoao produto parado, e possui uma alta variedade de tarefas para a mão-de-obra, porém alto custo unitário. Layout funcional é flexível para atender a demanda, adaptável a variedade de produtos, porém o fluxo complexo pode ser difícil de controlar. Layout linear, o material é que se move, promove um melhor aproveitamento do espaço, porém requer alto investimento. Assim como esses três principaistipos, os demais arranjos também possuem essa relação, escolher um arranjo dentre todos não será tarefa fácil. Palavras chaves: importância. vantagens. desvantagens.

1. INTRODUÇÃO Há muitas razões pela qual um arranjo físico é essencial para uma empresa, mas escolher um deles é de grande responsabilidade. E para que a escolha seja correta, é necessário coletar informações sobre todo o processodesde a entrada dos materiais até seu acabamento e também o seu transporte, pois não havendo uma elaboração inicial afetará todo o seu fluxo, tornando assim processo demorado, tendo um acumulo excessivo de trabalho, perda de tempo, entre outros. Para isso, serão apontados fatores favoráveis e desfavoráveis em todos os arranjos físicos, para que cada empresa tenha a opção de escolher o seu layout e dese comprometer com suas desvantagens, tendo em vista que escolher o arranjo assume-se obrigatoriamente um compromisso com o custo e seus pontos negativos, e ainda conseguir o objetivo que é utilizar racionalmente o espaço físico disponível, reduzir as movimentações de materiais, produtos e pessoas padronizar fluxos, estoques, evitar filas, inconveniências para clientes entre outras coisas.

22. ARRANJO FÍSICO – LAYOUT Layout é a disposição física de equipamentos, estoques, fluxo de pessoas e de material de forma que tudo se organize harmoniosamente, pode ser uma instalação real, um projeto ou um trabalho, afirma Matas (1998). O seu estudo busca encontrar a melhor maneira de dispor fisicamente todos os meio de produção, arrumando o espaço de trabalho a fim de otimizar afuncionalidade do sistema, reduzir manuseio, transporte de material e circulação de pessoas. Faz-se necessário à modificação do layout na empresa quando: a) existir máquinas improdutivas, por idade ou obsoletismo; b) ocorrer acréscimos na demanda e novas máquinas precisam ser instaladas; c) existir ambiente de trabalho inadequado; d) houver excesso de material em processo; e) existir movimentação excessiva dematerial. O objetivo principal do arranjo físico é obter operações econômicas a fim de: a) utilizar racionalmente o espaço físico disponível; b) reduzir ao mínimo as movimentações de materiais, produtos e pessoas; c) obter fluxo coerente de fabricação; d) oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários; e) evitar investimento desnecessário; f) permitir manutenção; g) possibilitarsupervisão e obtenção da qualidade; h) obter soluções flexíveis, isto é, possíveis de serem modificadas sem maiores atropelos.

2.1 ELABORAÇÃO DO LAYOUT Há algumas razões práticas pelas quais as decisões de se escolher de um arranjo físico são importantes, pois é uma atividade duradoura, e ainda mais quando se trata da mudança de arranjo. A sua dificuldade se encontra por causa das dimensões físicas...
tracking img