Estudo do layout do sistema de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DO LAYOUT DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DA COOPERATIVA MERCANTIL E INDUSTRIAL DOS PRODUTORES DE SORRISO/MT – UNIDADE BIODIESEL Adriana Regina Redivo1 Arlete Redivo2 Dangelo Rafael Maschio3

RESUMO O presente estudo teve como objetivo estudar o layout do sistema de produção da empresa Cooami, a fim de direcionar uma nova distribuição dos equipamentos para melhorar o fluxo dos produtos,diminuindo o tempo com que os produtos permaneciam no sistema. Logo depois de definido os objetivos, e a delimitação do estudo, levantou-se dados sobre o referencial teórico, com bibliografias referentes ao tema abordado, objetivando sempre a necessidade do layout para o sistema de produção. A metodologia empregada neste estudo foi o estudo de caso, utilizando-se para análise de dados entrevistas informaiscom colaboradores e engenheiros, além da coleta de dados em campo. Posteriormente, ocorreu a análise dos dados, percebendo-se que o layout empregado na Cooami era funcional, mas pouco apropriado para o sistema de produção, pois o produto deveria passar pelo sistema apenas uma vez e não era o que ocorria, e na última parte do trabalho, discorre algumas sugestões e formas de melhorar o layoutempregado pela empresa. Palavras-chave: Layout, sistema de produção, melhorar do layout.

INTRODUÇÃO

O ambiente dos negócios, na atualidade, exige velocidade, agilidade e alto nível de serviços aos clientes. Ainda, a sociedade atravessa um período de conscientização em relação ao meio ambiente, o buraco na camada de ozônio, aquecimento global e descongelamento de geleiras são algumas dasconseqüências que o mundo globalizando vem enfrentando. Para a região centro-oeste do Mato Grosso o biocombustível vem ganhando força, principalmente na agricultura onde o produtor além de ajudar a preservar o meio-ambiente diminui os custos na lavoura. Para obter um combustível renovável, que substitua o

Professora lotada no Departamento de Administração do Campus Universitário de Sinop, ministra asdisciplinas de Gestão Ambiental, Ética e Monografia II – redivo82@hotmail.com; 2 Professora lotada no Departamento de Administração do Campus Universitário de Sinop, ministra as disciplinas Estágio Supervisionando II, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I e II, e Teoria Geral da Administração II – arlete2610@hotmail.com; 3 Graduado em Administração de Empresas pela Universidade doEstado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop – adm.dangelo@hotmail.com.

1

combustível fóssil, é necessário ter uma estrutura adequada para que se produza um biocombustível de qualidade, por isso é importante aprimorar os sistemas produtivos, buscando sempre aprimorar o layout dos sistemas de produção de biocombustível, observando sempre, se há necessidade de adequações da estrutura dosistema de produção. Ainda, o estudo de layout, visa aproveitar espaços na organização, tem a sua irradiação bastante limitada, se bem sucedido, o estudo trará benefício à organização, se mal conduzido, o mesmo estudo resultará em fracasso para o layout da organização, trazendo conseqüências como, perda na produtividade, maiores gastos com energia elétrica, a visualização desfavorável além doaumento de custos na fabricação do produto. Diante destas assertivas, o trabalho de pesquisa aqui apresentado teve como enfoque o layout do setor de produção, mostrando o quanto a estrutura do sistema de produção da empresa COOMI, pode ser mais ou menos produtivas, de acordo com a disposição de seu pessoal, móveis, equipamentos e materiais. Ainda, em especial, é abordado o quanto um layout é crucialpara obtenção de melhores resultados.

1.1 DESCRIÇÃO DA PROBLEMÁTICA

Como o Sistema de Produção pode melhorar seu desempenho através do estudo da estrutura de seu layout do sistema de produção?

1.2 Objetivo Geral

Estudar o Layout do sistema de produção da Cooami, buscando redefini-lo, para obter um melhor fluxo de produtos dentro do Sistema Produtivo.

1.3 Objetivos Específicos

a....
tracking img