Replanejamento de layout de fabrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DO ARRANJO FÍSICO (LAYOUT) DE UMA FÁBRICA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS UTILIZANDO A METODOLOGIA SLP













AUTORES: CAMILA DA SILVA MUNIZ

VINÍCIUS SGARBI DA ROCHA







ORIENTADOR: Prof. MARCELO BRISOLA











CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA





DEZEMBRO/2011



SUMÁRIO





I - INTRODUÇÃO

II - TEMA

III -JUSTIFICATIVA

IV - OBJETIVO GERAL

V - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

VI - REVISÃO DA LITERATURA

VII - METODOLOGIA

VIII - CRONOGRAMA

X – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS





























I - INTRODUÇÃO.

Os primeiros estudos científicos (administração científica) e comprovados do funcionamento de uma fábrica foram elaborados por Frederick Taylor, que sededicou a estudos de metodização e modernização dos processos de trabalho na indústria observando o funcionamento e desenvolvimento das fábricas, suas formas de produzir e de controlar a produção, tendo como base uma visão da organização de forma administrativa. Após os estudos de Taylor, ocorreu o desenvolvimento da linha de montagem por Henry Ford em 1910, desenvolvendo novos conceitos sobre omodo de se produzir, aplicando suas idéias de organização em uma linha de montagem.
A partir dos estudos de Taylor e Ford conclui-se que a maneira como se organiza uma fábrica, tanto na esfera administrativa quanto na produção é de fundamental importância para obter o nível de produtividade ótima alcançando o sucesso. Essa organização é definida como Layout ou arranjo físico.
Portantoum correto layout inicialmente é incomensurável para a eficácia e eficiência operacional de uma empresa. Devendo ser pensado previamente até mesmo para viabilizar a possibilidade de expansão.












II- TEMA.

Este projeto de pesquisa tem por finalidade reavaliar o layout existente que foi implantado sem uma sistematização teórica, o que motivou o desenvolvimento dotrabalho na área. Utilizamos a metodologia do sistema simplificado de layout e identificamos os benefícios e dificuldades no uso desse método (estudo de viabilidade técnica e econômica).
A empresa, localizada na cidade do Rio de Janeiro e implantada em 1913, destina-se a fabricação e montagem de equipamentos, além de estruturas modulares para atender diversos segmentos como petróleo e gás,energia, papel e celulose, siderurgia, mineração, cimento, construção civil, nuclear, saneamento, e é dividida em dois grandes setores: tubos/spool e equipamentos, o setor de equipamentos é o foco do nosso trabalho, pois foi obviamente notado gargalos nos processos de fabricação, mas faltava justamente a comprovação do mesmo através de algum método.










III- JUSTIFICATIVA.

Ore-planejamento do layout baseou-se na necessidade de melhoria do setor de fabricação e montagem de equipamentos, gerado principalmente por um aumento na demanda, que resultou em gargalos na produção em relação às movimentações de máquinas e pessoas.
O problema desde então, vem sendo assunto principal na maioria das reuniões, mas não foi apresentada ainda nenhuma concepção para o tratamentodo mesmo. Nossa proposta é de demonstrar este estudo de forma que os principais assuntos aprendidos no curso de Engenharia de Produção sejam aplicados na prática (tendo em vista o tratamento do problema). Evitando assim, a subcontratação, que neste caso não é viável devido ao aumento do custo e pelo interesse em manter o padrão de qualidade mínimo exigido.








IV- OBJETIVO GERAL.Comparar o layout de fábrica existente com a metodologia adotada de planejamento do arranjo físico, visando melhorias no setor produtivo, minimizando os gargalos existentes hoje em dia, de forma a obter o máximo de aproveitamento do espaço e de tempo a fim de atender a demanda.







V- OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Apresentar teorias a respeito do planejamento do layout e arranjo...
tracking img