Estudo do layout da carpintaria costa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIMENSÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO MODELO DE HOFSTEDE: Aplicações em uma Organização Militar do Exército Brasileiro e um Órgão Público do Poder Judiciário.
AUTORES
DENISE DEL PRÁ NETTO MACHADO
Furb - Universidade Regional de Blumenau
delpra@furb.br
ANANIAS FRANCISCO DOS SANTOS
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
prof.ananias@gmail.com
VALDIR MIRANDA PINTO
UNIVERSIDADE REGIONALDE BLUMENAU - FURB
valdirmpt@yahoo.com.br
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo geral investigar, de forma comparativa, a partir do modelo de Geert Hofstede (1980 e 2001), as dimensões culturais de duas Instituições Públicas, uma Organização Militar do Exército e um Órgão do Poder Judiciário, com a finalidade de identificar as diferenças e semelhanças da cultura organizacional dessasinstituições. O método de pesquisa utilizado neste estudo teórico-empírico foi o quantitativo e na análise e interpretação dos dados foram utilizados procedimentos estatísticos. A pesquisa foi descritiva de natureza dedutiva, abrangendo a população composta por militares e servidores de uma Organização Militar e um Órgão do Poder Judiciário, localizados respectivamente nos Estados de Santa Catarina eParaná, com uma amostragem probabilística, por conveniência dos pesquisadores. Conclui-se que em relação às quatros dimensões adotados pelo Modelo de Hofstede: distância hierárquica, controle da incerteza, masculinidade versus feminilidade; e individualismo versus coletivismo, os índices obtidos foram significativos em ambas as instituições quando comparados com o resultado da pesquisa de Hofstede(1980).
Palavras-Chave: Cultura Organizacional. Comportamento Organizacional. Instituições Públicas.
ABSTRACT
This research carries out a comparative analysis of the cultural dimensions of two public institutions: unit of Military Army and a Judiciary Administration in two states north of Brazil. The theoretical model is based on Geert Hofstede’s (1980; 2001) studies. The main purpose is identifythe differences and similarities among that two organizations cultures. The research method was descriptive and quantitative with a statistical procedure to analysis. The population was servers of the two organizations and the sample chosen by convenience and probability. According to the four dimensions of Hofstede´s Model (1980): hierarchical distance; uncertainty control; masculinity versusfemininity; and, individualism versus collectivism, the results indicate indexes significantly similar in both organizations which was found by Hofstede’s research (1980).
Keywords: Organizational Culture. Organizational Behavior. Public Institutions.
1 INTRODUÇÃO
Os Órgãos Públicos Federais estão sujeitos às mudanças em sua estrutura organizacional e principalmente no comportamento de seus membros.Para que possam se adequar às transformações que ocorrem diariamente, decorrente de suas atividades que lhe são peculiares, seja pelo surgimento de novas necessidades, que conseqüentemente mudam o seu foco de atuação ou pelos novos desafios que levam aos chefes e/ou comandantes a lançar mão de novas estratégias para cumprirem às obrigações que lhes são impostas, ou ainda pelo surgimento desituações atípicas que não fazem parte do cotidiano destes Órgãos.
Diante desta contextualização, o problema de pesquisa que caracteriza o presente trabalho pode ser assim enunciado: Por meio da metodologia de Hofstede (1980) para caracterização de cultura organizacional que utiliza como base quatro dimensões – distância do poder, individualismo, masculinidade e aversão à incerteza – utilizando-se comocontrole gerencial, o plano de carreira, pode-se caracterizar a cultura organizacional de ambos os Órgãos Públicos Federais e comparar estes resultados com aqueles apresentados pelo autor como caracterizadores de uma cultura organizacional Brasileira?
Este trabalho tem com objetivo geral investigar, de forma comparativa, a partir do modelo de Geert Hofstede (1980 e 2001), as dimensões...
tracking img