Metodos e procedimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
















GILBERTO CRUZ DE LIMA
JORGE DE HOLANDA BESSA FILHO
KLEBER CORREIA DE AZEVEDO










DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
AZEVEDO CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO









Relatório Final do Estágio Supervisionado I, Turma ADN 0605, apresentado ao Centro Universitário do Norte como umdos pré-requisitos para obtenção do grau de bacharel em Administração.


Orientador: Prof. Jonis Angelim da Silva, MSc.












MANAUS
2009
APRESENTAÇÃO

O Diagnóstico Organizacional é um instrumento pelo qual o administrador poderá apresentar a real situação da organização, ou seja, as suas fraquezas e seus pontos a melhorar com ênfase aosobjetivos e metas que a organização enseja em seu ramo de negócio e ao qual deseja se destacar dentro do seu respectivo mercado e cenário global, pois segundo Costa (2007, p. 53) é definido como “processo formal e estruturado que procura avaliar a existência e a adequação das estratégicas vigentes na organização relativamente ao andamento da transformação para a construção do seu futuro”.
Aempresa escolhida para a análise foi a Azevedo Construções e Comércio, que realiza serviço de construção civil na cidade de Manaus desde 2008. A pesquisa visa o crescimento e desenvolvimento da empresa no ramo em que atua.
Para a realização utilizou-se das metodologias de pesquisa de campo, documental e bibliográfica, nas quais foram utilizadas quatro técnicas de coleta de dados: Entrevista,Questionário de auto-avaliação, checklist de observação direta e documentação existente. Foram entrevistadas três pessoas de diferentes níveis hierárquicos (institucional, supervisional e operacional) somente para efeito de laboratório acadêmico.
Para formalizarmos as devidas análises e sugestões de melhoria, este trabalho foi dividido, de acordo com as diretrizes acadêmicas, em trêsimportantes capítulos. No capítulo I, constam à natureza do negócio, sua missão, visão, valores e princípios, políticas organizacionais, objetivos e metas e o histórico da empresa. O capítulo II é voltado para os serviços oferecidos, seu porte e características das instalações físicas, as principais tecnologias utilizadas e as características do seu quadro funcional. No capítulo III, encontram-se osaspectos organizacionais, tais como: a análise interna, que refere-se aos pontos fortes, a melhorar e fracos, o gráfico de áreas críticas, a análise externa, que refere-se as oportunidades e ameaças, catalisadores e ofensores, os stakeholders, os principais clientes, os diferenciais competitivos, além de seus principais concorrentes e fornecedores e por fim uma conclusão com análises, parecerestécnicos dos pesquisadores e sugestões de melhoria a ser implementada posteriormente.


1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

1. RAZÃO SOCIAL

Maria de Jesus Alves Azevedo – ME
Nome fantasia: Azevedo Construções e Comércio.
CNPJ: 10.285.402/0001-33
Insc. Municipal: 128.204-01

1.2 ENDEREÇO

Rua 17 QD H Nr 03 – Jardim Mauá – Mauazinho – Manaus – AM.

1.3 NATUREZA DO NEGÓCIOConstrução, ampliação, reforma, pintura, instalação elétrica e hidráulica e manutenção predial.

1.4 MISSÃO

“Além de uma auto-imagem simples e objetiva, também necessário haver um sentido claro sobre qual a razão da existência da organização que é o conceito conhecido como missão” (COSTA, 2007, p.36).
Em documentos organizacionais constatou-se que a empresa não possuimissão definida. Verifica-se que é necessário haver um sentido claro sobre a razão da existência da organização, como afirma o autor.
Sugere-se então, a elaboração da mesma através da documentação da sua real importância para a sociedade e que esta seja disseminada para seus dirigentes e funcionários através de quadros expositivos, cartilhas internas e expressas nos crachás de visitantes e...
tracking img