Coesao e coerencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFESP GUARULHOS
RICARDO BORGES LIMA
Letras/ 1º turno/ 2011
Leitura e Produção de Textos I


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2.005.

PALAVRAS-CHAVE
Coesão; coerência; ensino; escrita; texto

RESUMO
A autora, em sua obra, expressa seu ponto de vista sobre o ensino e aplicação das técnicas de coesão ecoerência, em que estes conceitos são explorados de forma vaga. A falta de definição sobre estes tópicos textuais é uma das causas do problema. Como sugestão para resolução deste caso, Irandé Antunes propõe a fixação de algumas noções básicas de propriedade textual acerca da coesão e sua relação com a coerência. Acredita que, seguindo este caminho, as pessoas poderão criar e compreender textos melhorarticulados e encadeados.
Antunes discorre, em Lutar com Palavras, que a língua não está intimamente ligada às regras gramaticais e sim de se tratar de uma construção de interação social.
Defende a idéia de que a escrita só tem valor quando está se procurando interagir com outra pessoa, onde ninguém escreve sem um destinatário em mente.

CITAÇÕES
“Uma primeira insuficiência do ensino dizrespeito ao fado de que há uma primazia quase absoluta da oralidade em sala de aula, e de uma oralidade, às vezes, quase restrita ao informal. Até mesmo as notas, os resumos, os esquemas para o estudo, quando escritos, passam por um trabalho de tradução oral do professor “para facilitar”, “para que os alunos entendam melhor” as oportunidades descritas são, quase sempre, reduzidas às (poucas) aulasde redação e as eventuais apontamentos de aula, normalmente copiados co quadro. As atividades de leitura também não chegam a ser significativas”. (ANTUNES, 2005, p.26)

“Uma outra insuficiência poderia ser vista no fato de que, alem de escassas, as oportunidades de escrita limitam-se a uma escrita com finalidade escolar apenas; ou seja, uma escrita reduzida aos objetivos imediatos dasdisciplinas, sem perspectivas sociais inspiradas nas diferentes usos da língua fora do ambiente escolar. Por exemplo, a produção escrita, no ensino médio, é orientada especificamente para a dissertação, com vistas à redação do vestibular. Dessa forma, é comum a artificialidade das condições de produção desses textos, do que resulta uma falsa compreensão do que seja construir textos relevantes e ajustados aum contexto de comunicação social mais amplo”. (ANTUNES, 2005, p.27)

“Mas por que procurar entender o que é escrever? Por uma razão muito simples. Da compreensão de que temos do que seja escrever vão derivar nossas atividades com a prática da escrita. Conforme as concepções que se tem do que seja escrever, treina-se a escrita de palavras soltas, de frases inventadas, de redaçõesdescontextualizadas, para nada e para ninguém; ou se escrevem textos socialmente relevantes, de um determinado gênero, com objetivos claros, supondo um leitor, mesmo simulado. Assim, nunca é de mais relembrar as noções sobre o que caracteriza a atividade de escrever”. (ANTUNES, 2005, p.28)

“1.3.1. Escrever é, como falar, uma atividade de interação, de intercambio verbal”. (ANTUNES, 2005, p.28)

“1.3.2.Escrever, na perspectiva da interação, só pode ser uma atividade cooperativa”. (ANTUNES, 2005, p.29)

“1.3.3. Escrever, a outros e de forma interativa, é, pois, uma atividade contextualizada”. (ANTUNES, 2005, p.29)

“1.3.4. Tal como falar, escrever é uma atividade necessariamente textual”. (ANTUNES, 2005, p.30)

“1.3.5. Escrever é uma atividade tematicamente orientada”. (ANTUNES, 2005, p.32)“1.3.6. Escrever é uma atividade intencionalmente definida”. (ANTUNES, 2005, p.33)

“1.3.7. Escrever é uma atividade que envolve, alem de especificidades lingüísticas, outras, pragmáticas”. (ANTUNES, 2005, p.33)

“1.3.8. Escrever é uma atividade que se manifesta em gêneros particulares de textos”. (ANTUNES, 2005, p.34)

“1.3.9. Escrever é uma atividade que retoma outros textos, isto é, que...
tracking img