Estudo de casos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso
Os gases estão presentes na área hospitalar, alimentícia, têxtil e de combustíveis. Esse mercado está relacionado aos níveis de desenvolvimento e produção industriais, havendo umaforte correlação entre a demanda e o Produto Interno Bruto (PIB). Os gases industriais desempenham funções essenciais em diversos tipos de indústrias. Alguns são matérias-primas para a fabricação deoutros produtos, como é o caso do oxigênio, do nitrogênio e do hidrogênio.
A seguir os resultados estudos de caso realizados das três principais empresas do setor; os respondentes indicados pelasempresas foram os gerentes de logística, responsáveis pela SCM, que possuem forte integração com a TI.
Caso Gases 1
A empresa Gases 1 faz uso de modernas técnicas e ferramentas de gestão, destacando-se:Certificação ISO 9001:2000, Balanced Score (BSC), Benchmarking, Seis Sigma, Gerência de Projetos (PMI), Material Requeriment Planning(MRP), Total Quality Management(TQM), Out-sourcing (3PL), VendorManaged Inventory(VMI) e Avaliação Estratégica de Fornecedores.
Os serviços logísticos representam grande parte do custo do produto, por isso a organização investe constantemente em ferramentas paraotimizar a sua cadeia principalmente nas atividades de transporte, distribuição e administração de estoque e empresas.
A Gases 1 dispõe de centrais de atendimento pós-venda e uma malha de distribuiçãoque cobre todo o território nacional. Possui ainda dois tipos de clientes em potencial: por abastecimento automático ou por pedido. Para melhorar o atendimento destes a empresa possui um Centro deAtendimento ao Consumidor que podem ser por solicitação via EDI. E para manter o controle dos tanques, a Gases 1 utiliza o Sistema de Monitoramento Remoto de Tanques.
O gerente de logística afirma quea TI tem alto impacto sobre o desempenho da cadeia de suprimentos da empresa pois proporciona melhor planejamento da cadeia de suprimentos, reduz custos de movimentação, proporciona maior controle,...
tracking img