Estudo de caso

Páginas: 10 (2348 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
CACHAÇA LEBLON: do alambique à maison
A Cachaça Leblon é uma empresa que já nasceu internacional, com sede nos Estados Unidos, produção no Brasil e engarrafamento na França. Por meio de um projeto criativo e inovador, a empresa conquistou mercado lá fora para um produto tipicamente brasileiro. Este case mostra como a empresa teve início e os passos seguintes em seu processo de expansão noexterior1. Essa concepção de empresa levou em consideração o posicionamento que Luttmann pretendia dar ao produto, que incluía qualidade superior, exclusividade e estilo de vida moderno, de forma a diferenciálo de seus similares nacionais – vistos como artesanais em sua grande maioria – e aproximá-lo das bebidas destiladas de prestígio internacional, tais como o uísque e a vodca, mas sem perder acaracterística principal de ser um produto brasileiro. O primeiro ponto do projeto, que estabeleceu a sede nos Estados Unidos, deveu-se ao fato de ser esse o maior mercado do mundo para bebidas destiladas de preço elevado. O segundo elemento da estrutura da empresa atendeu ao cuidado de escolher uma região do Brasil que, tradicionalmente, produzisse uma cachaça de qualidade superior e o terceiroelemento surgiu da necessidade de utilizar uma embalagem de luxo, conforme relata Marcio Pavlov, diretor de operações e logística da empresa:

Histórico
Steve Luttmann, um executivo norte-americano que trabalhou na subsidiária brasileira de uma empresa multinacional, quando de sua passagem pelo Brasil provou a caipirinha, gostou, e visualizou um grande potencial de mercado para a cachaça no mundo.Essa percepção motivou Luttmann a montar um plano de negócio para criar uma empresa que teria como objetivo lançar uma cachaça de qualidade no mercado internacional. Do plano à ação passou-se pouco mais de um ano e, no mês de junho de 2005, a nova empresa já iniciava suas operações, tendo como base a seguinte estrutura: • • •
1

Sede da empresa: Estados Unidos (no estado de Delaware, comescritório na cidade de Nova Iorque); Produção da cachaça: Brasil (no estado de Minas Gerais, região de Pato de Minas); Acabamento e embalagem: França (na região de Conhaque).

“A idéia começou no seguinte: temos que ter uma garrafa de luxo. Onde que está essa garrafa de luxo? Ah, essa garrafa de luxo está na França. Ah é? Então, de repente o melhor que podemos fazer é, ao invés de ficar mandando(garrafas) para o Brasil e lidando com negócio de porto brasileiro, coisa entra e coisa sai, importação aqui e toda essa complicação, pensamos: ‘não, vamos mandar a granel para França e vamos engarrafar lá’ ”.

Este case foi construído pelos professores Renato Cotta de Mello, do Instituto Coppead de Administração – UFRJ, e Angela da Rocha, do Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais (NUPIN) daPUC-Rio, com base em entrevistas com executivos da empresa e em consultas a periódicos e outras publicações.

2

| Fascículo Sebrae

| 3

Essa decisão levou à busca por um engarrafador para o produto na França, mais precisamente na região de Conhaque, já visando o envelhecimento da cachaça em tonéis de carvalho naquela região francesa. Após alguma pesquisa sobre possíveisfornecedores, a escolha recaiu na Destilaria Merlet, como indicou Marcio Pavlov:

No ano seguinte à sua fundação, a empresa atingiu um faturamento de US$ 850 mil, contando com um quadro de 35 funcionários, sendo cinco na área administrativa e o restante nas áreas de operação e comercial, com ênfase nessa última. Nesse mesmo ano os mercados da cachaça Leblon diversificaram-se e passaram a incluir aInglaterra, sendo sua escolha assim justificada pelo diretor de operações e logística da empresa:

Estados Unidos, mas formalmente apareceu como se fosse uma venda para a França”.
Ainda em 2006, a empresa atendeu a pedidos que tiveram origem na Irlanda, sem que essas fossem vendas programadas ou, mesmo, esse país estivesse entre as prioridades no projeto original da empresa.

tanto quanto o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!