Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apollo 13 foi uma missão com destino à Lua tendo sido a terceira missão do Projeto Apollo (conjunto de missões espaciais que foram coordenadas pela NASA durante os anos de 1961 e 1972 com o propósito de colocar o homem na Lua, que incluiu 11 vôos tripulados, uma vez que até o projeto Apollo 7, todas as missões foram não tripuladas). O projeto no entanto não foi cumprido devido ao acidente queocorreu durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida no satélite. A tripulação, no entanto, conseguiu retornar à Terra, mesmo depois de terem ficado por 6 dias no espaço.

O objetivo principal desta missão era focado no que foi chamado de área Fra Mauro. Metade da face que brilha da Lua é coberta por áreas montanhosas e cheias de crateras, que sãoas áreas luminosas da Lua que vimos da terra, que por serem tão luminosas acabam por constratar com a parte mais escura que chamamos de maré. Como as rochas dessas marés são jovens e cobrem menos da metade da superfície lunar, a comunidade científica necessitava de amostrar das rochas e dos solos para assim poder entender a geologia da Lua. As missões denominadas Apollo 11 e 12 foram capazes deencontrar fragmentos de rochas diferentes dos encontrados normalmente nas marés. Devido a essa descoberta e mesmo não estando preparados para pousos em módulos lunares em terrenos acidentados, o comitê de escolha de áreas de pousos das missões Apollo estava interessado em um local chamado Collinas de Fran Mauro, um pedaço plano e pequeno na região das montanhas, sendo que um local específico,denominado Cratera Cone, era o interesse principal.

Esse projeto oferecia desafios e oportunidades e, como era necessário encontrar um local plano para pousar, o contato com o solo seria a mais de um quilômetro da cratera Cone e então andar até a borda. Na segunda metade da caminhada, seria necessário fazer uma subida de dez graus pelos astronautas, fazendo da jornada um teste importante para amobilidade do homem na Lua. Essa era uma das jornadas mais ambiciosas, mas, por conta do destino, foram necessárias duas tentativas para ser completada. Depois de que a primeira delas saiu com destino a Lua, foi obrigada a ser abortada devido a um acidente ocorrido no meio do caminho, não deixando com quem chegassem a seu destino final, a Lua.

O Apollo 13 foi lançado após cinco meses do retorno doApollo 12 da Lua. Os primeiros dois dias da missão foram tranquilos, desafiando os presságios conectados ao número 13. Mas às nove horas da noite, horário local de Houston, do dia 13 de abril, a tripulação havia feito a transmissão pela televisão, como de usual e dois dos tripulantes faziam a checagem do módulo de comando e com 55 horas e 55 minutos de missão, os astronautas ouviram e sentiram umgrande barulho nas estranhas da nave. Em poucos minutos, após análises, foram identificados sérios problemas e, se eles quisessem sobreviver, precisariam de água, oxigênio e força suficientes para uma viagem de quatro dias em volta da Lua e de volta a Terra, o que seria quase impossível de acontecer já que o problema era no módulo de comando. Havia pouca reserva desses itens básicos, sem força noMS eles teriam que contar com o Sistema de Controle Ambiental do Módulo Lunar para remover o excesso de dióxido de carbono da cabine. Eles não tinham filtros de hidróxido de lítio suficientes para controlar a quantidade de dióxido de carbono expelida pelos astronautas. Para piorar a situação, eles viajavam em uma trajetória em direção a Lua que não permitia voltar a Terra sem uma boa ignição dosmotores.

A medida que a tripulação analisava a situação, concluiram que ainda assim havia muita sorte. O acidente ocorrera cedo, na ida, e permitia assim que eles tivessem um módulo lunar saudável e equipado.

A sobrevivência da tripulação só foi possível devido ao estoque sobressalente de artigos vitais como a força extra, a água, o oxigênio e um motor extra.

Segundo o governo...
tracking img