Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO
CASO 1:

Ao término do bimestre, reuniram-se os professores, coordenador pedagógico, orientador educacional educacional, assistente de direção e supervisor escolar para fazerem oConselho de Classe. Verificou-se, então, que dos quatro 3ºs anos de Ensino Fundamental existente na Unidade Escolar, apenas o 3º ano B apresentou baixo índice em Língua Portuguesa, ficando 18 alunoscom notas abaixo da média estabelecida no Regimento Escolar, que é 6,0 (seis). A referida classe é composta por 35 alunos.
Diante do exposto, estude o caso e apresente propostas que articulemacompanhamento da aprendizagem do aluno, metodologia utilizada pelos professores e processo de avaliação.
Sua resposta deverá ser discursiva com, no mínimo, 15 linhas de produção textual, a fim de tecer osesclarecimentos necessários ao caso em tela.

Primeiramente é necessário aproveitar e explorar o momento do conselho de classe em todas as suas potencialidades.
É essencial que haja o registrodessa reunião, pois além de anotar as causas do mau aproveitamento dos alunos, pode-se também criar propostas de solução para diversas situações, como por exemplo o caso citado acima.
O conselho declasse não deve ter finalidade classificatória, mas possibilitar a análise do desempenho da própria escola, de forma conjunta e cooperativa pelos que integram a organização escolar; a preocupação deve sercom o resgate da autoestima do aluno, tornando-o consciente, crítico, criativo e interessado.
O orientador educacional deve mediar os trabalhos juntamente com o diretor e o coordenador pedagógicoverificando a coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola, e também se há coesão entre os critérios de avaliação adotados pelos professores.
Outro fator importante é investigar práticaseducativas adequadas ao aluno e buscar mecanismos para superar questões como evasão e repetência, garantindo a permanência do aluno na escola.
O orientador educacional deve entender que seu aluno é...
tracking img