Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso

Luiz Keiso Ito e Celso Luiz de Alcântara.

Ayrton Yuji Amano e Lara Daniela

Introdução
Sr. Luiz aparente apresenta dormência e fadiga nos pés, que é dominado síndrome de Strumpell Lorrain (Paraparesia Espástica Hereditária). Sendo mais no pé direito, pouco equilíbrio com os olhos fechados, sensibilidade superficial diminuída no pé que mais apresenta a patologia no péesquerdo apresenta um pouco de inversão dificuldade para movimento como flexão, abdução, dorsi-flexão. Marcha espástica sem coordenação. Anda cruzando pé direito, a falta de propriocepção no pé esquerdo e não tem equilíbrio durante a fase de balanço da marcha. Fadiga nos pés quando caminha por muito tempo e apresenta dificuldade em realizar exercícios sem a ajuda de outra pessoa. Paciente fazfisioterapia uma vez por semana a três meses e usa uma palmilha improvisada no calcanhar do pé direito.

Dados Pessoais
Nome: Luiz Keiso Ito
Data de Nascimento: 01/09/1949. Idade: 63 anos. Sexo: Masculino.
Altura: 1,75m Peso: 58 Kg. Estado Civil: Viúvo. Filhos: Dois Filhos.
Profissão: Aposentado.
Endereço: Rua Giuliano Brugiardini, 133 Cidade: São Paulo / SP.
Telefone(s): (11)2331-7370/ (11) 99742-1737

Patologia
Síndrome de Strumpell Lorrain (Paraparesia Espástica Hereditária).
O Strumpell Lorrain refere-se a um grupo de doenças (hereditária) geneticamente transmissíveis; atinge o sistema nervoso central, produzindo espasmos e paraplegia de membros inferiores. A intensidade e a idade de inicio variam muito, pode aparecer desde a infância até a velhice. É uma desordemprogressiva formada por um grupo de condições neurodegenerativas cuja principal característica clinica é a fraqueza muscular associada a graus variados de espasticidade nos membros inferiores, sendo causada por um distúrbio no desenvolvimento ou degeneração progressiva do feixe piramidal. A espasticidade tem sido descrita como uma desordem motora, caracterizada pelo aumento da velocidade-dependentenos reflexos tônicos de estiramento e hiperatividade dos reflexos profundos.
Os sintomas iniciais são a rigidez e a fadiga nos músculos da pena, inicialmente muito sutil e pouco progresso, mas ao longo do tempo estes sintomas agravam-se e expande-se, há dificuldades na marcha e perda de equilíbrio, mas embora isso seja incomum nestes pacientes uma deficiência motora total estima-se que menos de 10%eventualmente precisara de uma cadeira de rodas.
Esta síndrome ocorre de duas formas, dependendo de sua origem, são divididas em “simples” ou “complicado”. Na primeira a paraplegia é isolada e a rigidez afeta as extremidades inferiores geralmente ocorre na infância, na segunda a síndrome está associada a outras doenças neurológicas.

Histórico do paciente

Paciente adquiriu hereditariamentede sua mãe a síndrome de Strumpell-Lorrain. Além dele, sua irmã e sua filha também apresentam o mesmo quadro patológico.
Os sintomas apresentado pelo paciente comparando com a patologia pesquisada têm origem “simples”, ou seja, a rigidez afeta as extremidades inferiores.
A fadiga muscular e a rigidez que apresenta nas pernas estão em grau muito avançado por não ter feito nenhum acompanhamentomedico ou medidas das quais te proporcionasse algum conforto. A marcha alterada por compensação corporal trás desequilíbrio, deixando visível à dificuldade que ele tem para caminha e o quanto compensa com a cintura pélvica. O mesmo possui falta de coordenação motora.

Evolução do Paciente
Pelos dados lidos e contidos desde 2011, sempre á uma melhora em sua rigidez e dores causados pelascompensações, a cada atendimento realizado tem uma melhora, mas não tem uma evolução grande porem sempre sai com alivio em suas dores constatadas. Por não conseguir fazer o exercício sozinho, assim, diminui o progresso. Caso ele consiga fazer os exercícios pode ser que vai ter um progresso maior.
Proposta de Tratamento
Shiatsu e Anmá – Na Lombar e nos MMII para o relaxamento dos músculos tencionados em...
tracking img