Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Casos de Ensino em Administração ALLservice: os Conflitos da Discussão do Orçamento Anual
Fábio Frezatti Reinaldo Guerreiro Tania Casado RESUMO
Este Caso de Ensino tem por objetivo a discussão do processo de desenvolvimento e aprovação do orçamento, dentro de uma empresa de TI. O caso oferece oportunidades para a apresentação dos principais aspectos conceituais envolvidos no planejamentoestratégico e na elaboração do orçamento empresarial. Relatado a partir da ótica de um dos executivos, apresenta a história da ALLservice: seu crescimento e dilemas de sobrevivência e expansão, refletindo uma situação real em que foram trocados tanto o verdadeiro nome da entidade como as informações numéricas, por interesse da mesma. A estratégia de ensino consiste em possibilitar que o aluno vivencie osconflitos que tal situação proporciona, ao buscar a conciliação entre os aspectos conceituais e as variáveis comportamentais presentes na situação. O enredo começa quando os principais executivos da ALLservice reuniram-se para analisar e discutir o orçamento de 2004. Convivendo com argumentos de que o cenário anterior era diferente, a proposta do orçamento apresentava diferenças significativas emrelação ao plano estratégico, o que provocou a não aceitação do mesmo pelo presidente, que exigiu uma revisão do trabalho. O dilema apresentado corresponde à situação em que os participantes, colocando-se no lugar do presidente da empresa, devem decidir pela aprovação ou não da proposta do orçamento. Palavras-chave: orçamento; planejamento estratégico; comportamento organizacional.

A BSTRACTThis Teaching Case focus on the discussion of an I.T. budget process, its development and approval. The case offers the opportunity of dealing with the main concepts related to strategic planning and annual budget. Told from the executive´s point of view, it presents the ALLservice history, its growth and dilemmas to survive. It reflects a real situation, but all the data has been changed to avoididentifying the organization. This Teaching Case strategy helps the student to feel the conflicts provided by such events, by looking for conciliation between the theoretical aspects and the behavior variables. The story begins when the ALLservice senior executives had a meeting to analyze and to discuss the 2004 annual budget. As the story tells, some arguments about the scenery differences wereshown by the characters to explain the extreme change that took place considering the previous planning; this lead to a non acceptance posture from the president, who demanded a revision and another budget version. The presented dilemma put students into President´s place to argue why accept, or not, the budget proposal. Key words: budget; strategic planning; organizational behavior.
RAC, v. 8,n. 4, Out./Dez. 2004: 183-202

183

I NTRODUÇÃO
Paulo Eoock, executivo da empresa Allservice, saindo da reunião de apresentação da primeira versão do orçamento anual para o ano de 2004, enquanto caminhava pelo estacionamento da empresa, indo para casa, pensava: “Por que será que deu errado, de novo?”. Afinal, depois de tantas preparações e conversas, a reunião dos executivos para discutir aproposta orçamentária tinha sido um grande fracasso. O esforço conjunto tinha sido grande e aconteceu a mesma coisa que já havia ocorrido no ano anterior: um final, além de desagradável, desalentador. A Allservice, uma empresa de TI, tradicionalmente definia a sua revisão estratégica para três anos no mês de junho e iniciava o seu orçamento para o ano imediatamente subsequente no mês de agosto ousetembro. Ao final de outubro, o grupo de diretores finalizava o orçamento e ele era apresentado em novembro ao grupo de cinco acionistas. Paulo estava abalado pois, desta vez, não havia pressentido o nível de desgaste com a intensidade verificada. Achava que tinham feito o melhor, dentro das condições possíveis do momento e da empresa. O presidente da empresa não aceitara a proposta e pediu...
tracking img