Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Segundo o Ministério da Saúde (M.S.), a esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria. Trata-se de uma doença, inicialmente assintomática, que podeevoluir para formas clínicas extremamente graves e levar o paciente a óbito. A magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução, conferem a esquistossomose uma grande relevância enquanto problema de saúde pública.
A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite urticariforme, acompanhada de erupção papular, eritema, edema e prurido até 5dias após a infecção. Acerca de 3 a 7 semanas de exposição, pode evoluir para forma de esquistossomose aguda ou febre de katayama, caracterizada por febre, anorexia, dor abdominal e cefaleia. Esses sintomas podem ser acompanhados de diarreia, náuseas, vômitos ou tosse seca, ocorrendo hepatomegalia. Após 6 meses de infecção, a risco do quadro evoluir para fase crônica, cujas formas clínicas são:hepatointestinal, hepática, hepatoesplênica compensada e hepatoesplêna descompensada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 200 milhões de pessoas com esquistossomose no mundo, 10% delas sujeitas a morrerem devido à doença, e aproximadamente 650 milhões de habitantes em áreas que a doença é endêmica. No Brasil, onde a esquistossomose é encontrada em todas as regiõesgeográficas e em pelo menos 19 unidades da Federação, há, segundo estimativas, em torno de 2,5 milhões de portadores da doença e cerca de 25 milhões de pessoas expostas ao risco de contraí-la.
2.1 – Objetivos do Estudo
2.2.1 – Objetivos Gerais: Este estudo tem como objetivo fazer um estudo a respeito da doença da cliente que se encontra internada na unidade hospitalar para traçar demaneira adequada a Sistematização de Enfermagem/CIPE, para prestar assistência de enfermagem de maneira adequada e eficiente.
2.2.2 – Objetivos Específicos: Realizar o processo de enfermagem iniciando com o histórico de enfermagem que contém os seguintes dados: anamnese, queixas principais, diagnóstico médico, histórico familiar, história fisiológica e pregressa, psicossocial,medicações utilizadas, exame físico e o plano de cuidados de enfermagem de acordo com a CIPE 2.0.
2.2 – Justificativa
O interesse pelo caso surgiu após passar a visita nas enfermarias, conversei com a cliente e me interessei pelo caso, pois nunca tinha me deparado com um caso parecido, fiz o curativo e a coleta de dados para desenvolver o presente estudo.

2. – ESTUDO DE CASO
3.3.3 –Etiologia
Segundo o Ministério da Saúde (M.S.), a esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria. Trata-se de uma doença, inicialmente assintomática, que pode evoluirpara formas clínicas extremamente graves e levar o paciente a óbito. A magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução, conferem a esquistossomose uma grande relevância enquanto problema de saúde pública.
O agente etiológico da esquistossomose é o Schistosoma mansoni, um helminto pertencente à classe dos Trematoda, família Schistosomatidae e gêneroSchistosoma. São vermes digenéticos (organismos que, no decorrer do seu ciclo biológico, passam por formas de reprodução sexuada e assexuada), delgados, de coloração branca e sexos separados (característica desta família), onde a fêmea adulta é mais alongada e encontra-se alojada em uma fenda do corpo do macho, denominada de canal ginecóforo.
3.3.4 – Hospedeiros
No ciclo da doença estão...
tracking img