Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho tem objetivo de apresentar produtos financeiro utilizados como são instrumentos através dos quais as instituiçoes financeiras efetuam suas operações de captução e aplicação. São as atividades executadas durante o processo de obtenção de recursos e concessão de créditos. tais como forma de investimento que é aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro) comexpectativa de receber um retorno futuramente maior que o aplicado. E de empréstimo onde é feito um contrato entre pessoa física ou jurídica e a instituição financeira pelo qual o solicitante recebe um valor que será devolvido no prazo determinado acrescido de juros e multa.


1. INVESTIMENTOS

1.1 Certificados de Deposito Interbancário – CDI

De acordo com Fortuna (pag.109, 110) Certificado deDeposito Interbancário (CDI)
São títulos emitidos pelas instituições financeiras, que serve para transferir recursos de uma instituição financeira para outra. A maioria das operações é negociada por um só dia suas vantagens são: não haver taxação, ser rápido e seguro.

Assaf Neto (2011 pag.148). Complementa as operações realizadas com CDIs no mercado interfinanceiro são controladas e registradaspelas instituições participantes e nos terminais da CETIP.



1.2 Certificados de Deposito Bancário – CDB

De acordo com Assaf Neto (2011 pag. 80,81). Certificado de Depósito Bancário CDB é titulo emitido pelos bancos e vendido aos clientes para captação de recursos, quando o banco emite um CDB, ele assume a obrigação de um pagamento futuro pelo dinheiro recebido do cliente. Geralmente osrecursos captados pelo banco por meio de CDBs são destinados para o financiamento do capital de giro das empresas. Quando se compra um CDB, o comprador esta emprestando dinheiro para que o banco empreste para outras empresas.
O titulo pode ser emitido com remuneração prefixada ou pós-fixada, o prefixado informa ao investidor, no momento da aplicação, quando irá pagar em seu vencimento a taxa deremuneração é estabelecida na hora da compra, já o pós-fixado tem seus rendimentos formados por um índice de preços de mercado (IGP-M, CDI etc.) mais uma taxa rela de juro pactuado no momento da aplicação. Assaf Neto (2011 pag. 80,81)

Fortuna (2000 pag. 154). Complementa que os titulo pode ser negociado antes do vencimento e que é transferível perante consulta ao banco além disso, não pode serprorrogado mas pode ser renovados.


1.3 Títulos Públicos
Títulos Públicos são emitidos pelos governos Estadual, Federal e Municipal afim de captar recursos para suprir as necessidades de recurso de custeio de investimento.
Títulos estaduais e municipais são de baixa liquidez no mercado, já os federais tem maior aceitação e liquidez. Assaf Neto (2011 pag.60).

1.4 Cadernetas de Poupança.Assaf Neto (2011 pag.154) Caderneta de poupança é a mais popular no marcado financeiro brasileiro por ser uma aplicação com liquidez imediata e não ter valor mínimo de investimento e ser isenta de imposto de renda (IR) para pessoas físicas.

Fortuna (pag.351) complementa que os recursos das cadernetas de poupança devem ser aplicados de acordo com as regras preestabelecidas pelo Banco Central eque, conforme as variáveis econômicas do momento podem ser alteradas.

Assaf e Fortuna Concordam que os rendimentos adquiridos da caderneta de poupança são creditados mensalmente sempre na data em que foi aplicada.

Conforme publicado pelo g1.globo.com .O governo federal propôs no dia 03/05/2012 uma medida provisória que vale para os depósitos que forem feitos a partir de 04/05/2012 antes daalteração a remuneração era de até 6% ao ano e após a alteração a remuneração passará a ser atrelada aos juros básicos da economia brasileira. A decisão é de que a poupança passe a render 70% da taxa Selic, que é fixada a cada 45 dias pelo Comitê de Política. Mas será aplicada somente quando os juros básicos recuarem para 8,5% ao ano, ou abaixo disso.
1.5 Export Note

De acordo com a teoria...
tracking img