Ensaio argumentativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente trabalho tem por objetivo a proposta de manuais, livros ou apostilas didáticas de microbiologia, tanto para os professores quanto para os alunos do nível básico, de acordo com as séries escolares, em que o ensino e a aprendizagem da microbiologia seriam aprofundados e solidificados a cada ano cursado, de modo a contribuir para a formação de um aluno consciente e preocupado com o meioambiente e a saúde individual e da comunidade.
No cenário atual vemos que na educação básica não é dado o enfoque necessário à disciplina de microbiologia, onde geralmente é inserida como um tópico em biologia, mas sem a relevância merecida. É de suma importância sua inserção como disciplina nos ensinos fundamental e médio, pois assim os alunos compreenderiam os aspectos biológicos dosmicro-organismos sendo eles bactérias, vírus, fungos ou protozoários, a interação deles com o meio ambiente e com o homem, o ciclo no ambiente dos micro-organismos, as doenças que eles podem causar ao homem e aos animais, bem como a profilaxia, o controle, os aspectos epidemiológicos e o tratamento.
O ensino da microbiologia na educação básica despertaria o aluno em relação ao ensino eaprendizagem da importância de evitar uma patologia, já que muitas delas têm aspecto socioeconômico negativo, onde o individuo debilitado não consegue trabalhar, estudar, entre outras atividades. Além do mais, informaria através de dados epidemiológicos a distribuição das doenças pelo país ou pelo mundo trazendo o porquê determinada doença é muito prevalente em determinados locais e não em outros, comoquais os motivos fazem com que a doença esteja prevalente naquele local.
Com a microbiologia o aluno compreenderia o mecanismo de transmissão das doenças e como interromper o ciclo atuando no campo da prevenção. Exemplificando, a dengue tem como vetor, o mosquito Aedes aegypti, que ao realizar a hematofagia, inocula o vírus causador da enfermidade. Saber que o mosquito reproduz-se em águaparada traria ao aluno a percepção da importância de evitar a água parada dentro de suas casas e vizinhanças, servindo como meio de atuação do aluno no ramo do controle de agravos. As diarreias bacterianas são causadas principalmente pela bactéria Escherichia coli através da ingestão de água e alimentos contaminados. Seu conhecimento traria a importância de beber somente água filtrada e fervida;alimentos, principalmente frutas e verduras, limpos e cozidos antes da alimentação, assim como a necessidade do saneamento básico. Já no ramo dos protozoários a infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi ocorre, geralmente, pelo vetor, o barbeiro, que ao realizar a hematofagia defeca no local, liberando as formas infectantes que irão penetrar no homem e causar a enfermidade. Desse modo, aimportância do combate ao vetor com inseticidas, telas protetoras, além da consciência de que a melhoria das condições de moradia também auxiliaria na interrupção do ciclo.
A microbiologia também poderia despertar o interesse do aluno de futuramente trabalhar com pesquisa de medicamentos para determinadas doenças. Sabe-se que muitas doenças tem tratamento muito restrito e insatisfatório compoucas drogas eficazes. Desse modo, o assunto de microbiologia na educação básica poderia trazer a importância da necessidade de novos medicamentos para determinadas enfermidades, e assim o possível interesse do aluno de no futuro trabalhar com pesquisas nesse ramo.
O conteúdo da microbiologia na educação básica deveria contemplar aspectos atuais e corretos das enfermidades com explicaçõesclaras e objetivas do processo que leva ao desenvolvimento da doença no homem e nos animais pelo micro-organismo. Deve trazer conceitos práticos que auxiliem a compreensão do aluno da importância de como prevenir agravos.
Como método de ensino de microbiologia poderia haver atividades práticas como visitas a laboratórios de pesquisa ou diagnóstico para o aluno conhecer como diferenciar os...
tracking img